Meus Irmãos, por ocasião do 3º Congresso Estadual da Ordem De Molay realizado em Guarapuava no dia 5 de outubro, o Sereníssimo Grão Mestre Irmão Iraci da Silva Borges, foi procurado pelo sobrinho Marcos Peres Gomes Filho, filho do nosso Irmão Marcos Peres Gomes, membro ativo da Loja Paz e Amor Nº 36 (Cadastro Nº 1626 – Remido); para que ajudasse-o na divulgação de seu Livro: “O Evangelho segundo Hitler”.
Para que os Irmãos fiquem conhecendo o autor abaixo, passamos um pequeno resumo da sua trajetória dentro da Ordem De Molay bem como sobre o seu Livro.
Marcos Peres Gomes Filho nasceu em Maringá em 19/10/1984 e iniciou na Ordem DeMolay, no capítulo Astorga nº 119 em 15/10/1999, com 14 anos. Com 15 anos, em 2000, pegou o grau Demolay e, com 16 anos, em 2001, foi investido como cavaleiro no Convento José Wierzchon nº 12. Aos 17, em 2002,tornou-se também Demolay do Capítulo Maringá nº 89. Aos 19 anos, exaltou-se no grau ébano, participando ativamente das gestões dos capítulos Astorga e Maringá até completar os 21 anos.
É bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá e, atualmente, é servidor público do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Venceu o Prêmio SESC de Literatura 2013 com o Romance “O Evangelho segundo Hitler” que foi publicado pela Editora Record.
Sobre o Evangelho segundo Hitler, aqui há a resenha de André Sant’Anna, que foi jurado do Prêmio SESC de Literatura:
“Estapafúrdio! Este Evangelho é um livro muito doido. Foi o vencedor do Prêmio SESC de Literatura justamente por ser uma literatura de risco, onde o autor preferiu juntar alhos com bugalhos – o Hitler com o Jorge Luiz Borges com o (anti)Cristo – do que escrever o texto bem escritinho, curtinho, objetivozinho, de comunicaçãozinha facilzinha com o leitorzinho. Neste momento em que escrevo esta orelha, ainda não sei quem é o autor de “O Evangelho segundo Hitler”, já que o livro foi enviado com pseudônimo para o Prêmio SESC. Mas o cara foi bem além de sua aldeia, a partir de onde, segundo as boas normas da boa literatura, estaria contido todo o Universo, e viajou no tempo e no espaço, passando pela Argentina, Suíça, pela Alemanha pré-nazista e pós-nazista, construindo uma teoria, patafísica até, onde Hitler teria se inspirado em um conto de Borges para elaborar suas ideias mefistofélicas. Falar de Hitler como sendo o Anticristo não é novidade alguma, mas colocar a literatura de Borges como uma das principais responsáveis pela barbaridade do nazismo é de uma irresponsabilidade deliciosa. Normalmente, a primeira coisa que um jurado faz, quando analisa os textos de um prêmio literário, é descartar aqueles muito fracos, onde a gente percebe logo nas primeiras páginas que o autor ainda não tem o domínio da arte. Neste Prêmio SESC de Literatura, o negócio foi um pouco diferente. Tirando uma exceção ou outra, os romances tinham sempre alguma qualidade e foi difícil descartar os livros enviados. Muitos deles inclusive, se encaixam perfeitamente no padrão da literatura brasileira contemporânea. São livros intimistas, onde os autores partem da própria vida, da própria relação amorosa, da própria atividade profissional, para falar sobre o universo que os cercam. Os escritores brasileiros estão fazendo isso cada vez melhor. Pois bem. Quase descartei “ “O Evangelho segundo Hitler”. Estapafúrdio! É a história de um xará de nome e sobrenome do grande contista argentino chegando em Genebra para matar o verdadeiro Jorge Luiz Borges. Algo baseado no conto “O Outro”, do Borges real, onde Borges conversa com Borges. Até aí, tudo certo. Mas, quando Hitler e os nazistas começaram a entrar na história, pensei cá comigo: “Estapafúrdio! Onde esse sujeito acha que vai?!?!?” Bem, leitor amigo, a curiosidade não me deixou largar o livro e eu fui indo e foi ficando cada vez mais difícil abandonar a leitura, foi ficando difícil parar de pensar na história, foi ficando difícil escolher algo mais normal para ganhar o prêmio. E fui até o fim. E “O Evangelho segundo Hitler” ganhou o prêmio. E eu tenho certeza absoluta de que você vai querer chegar até o fim. Estapafúrdio!
[dmalbum path=”/wp-content/uploads/dm-albums/Livro o Evangelho/”/]
Mais notícias e informações visite os sites abaixo:
Portal G1 (globo.com)
Reportagem – correio braziliense
Entrevista (Jornal Estado de São Paulo)
Gazeta Maringá
http://www.gazetamaringa.com.br/cultura/conteudo.phtml?id=1414648