conheça nossa história
a grande loja maçônica do estado do paraná
1

Em 03 de agosto de 1927, o Soberano Comendador do Supremo Conselho do Grau nº 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito para os Estados dos Unidos do Brasil, Ir. Mário Marinho de Carvalho Behring, através do Decreto nº 7 fundava as Grandes Lojas Brasileiras, sendo as pioneiras – AMAZONAS, PARÁ, PARAÍBA, BAHIA, RIO DE JANEIRO e SÃO PAULO. Ir. Fulton Lee Swain, foi empossado como Delegado do Grão Mestre do Rio de Janeiro com poderes sob a jurisdição de Curitiba e Paraná, em reunião realizada em dezembro 1940

Em 02/01/41 foram fundadas em Curitiba as Lojas Regeneração, Emancipação e Libertação, subordinadas a Grande Loja do Rio de Janeiro e que receberam os nºs 26 , 27 e 28 respectivamente.

Em 15/01/1941 as três lojas enviaram uma Prancha a Grande Loja do Rio de Janeiro pedindo desligamento daquela potência, para fundarem a Grande Loja Maçônica do Estado do Paraná.

Em 18/01/1941 – A Grande Loja do Rio de Janeiro deu parecer favorável ao desligamento.

A Grande Loja Maçônica do Estado do Paraná foi fundada em 25 de janeiro de 1941

Neste dia, na Rua Lourenço Pinto 285, as Lojas EMANCIPAÇÃO, REGENERAÇÃO E LIBERTAÇÃO patrocinaram a fundação da GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO ESTADO DO PARANÁ, sendo a CARTA CONSTITUTIVA emitida pela GRANDE LOJA DO RIO DE JANEIRO em 1º de março de 1941.

As três primeiras Lojas da nova potência REGENERAÇÃO, EMANCIPAÇÃO E LIBERTAÇÃO, receberam os nºs 1, 2 e 3 respectivamente.

Até 1944 a Grande Loja teve apenas estas três lojas, e em 12/06/45 fundou-se a primeira loja da Grande Loja Maçônica do Estado do Paraná, com o nome de SOL DO ORIENTE Nº 4.

No dia 05/05/49 em Apucarana nasce a Loja MOREIRA SAMPAIO Nº 8, que é a primeira Loja do interior fundada pela Grande Loja.

No dia 13/12/46 a Grande Loja deu guarida às Lojas FRATERNIDADE PARANAENSE que recebeu o nº 5, DARIO VELLOZO com o nº 6, em Curitiba e, à sua primeira Loja no interior, no Or.’. de Cornélio Procópio a Loja CAVALEIROS DE MALTA Nº 7, todas oriundas de um Grande Oriente Independente existente à época.

Em 1950 a Grande Loja mudou sua administração para a Rua Portugal nº 350, junto ao Templo da Loja Sol do Oriente permanecendo até 1962 quando mudou-se para a Av. João Gualberto.

Em 1963 adquiriu uma sala na Rua Visconde do Rio Branco, permanecendo até 31 de maio de 1995 quando se mudou para a Rua Brigadeiro Franco nº 4173, onde foi instalada a sede administrativa, construída no terreno adquirido na gestão do Grão-Mestre Ir∴ Antonio Serur, até o ano de 2012. No ano de 2008 durante a gestão do Grão-Mestre Ir∴ João Carlos Silveira foram adquiridos os três terrenos destinados à construção do Templo Nobre (perfazendo uma área de 5.589,89 m2). De 2012 até julho de 2015, foi instalada em sede provisória, em frente aos terrenos adquiridos, quando então mudou-se para o ‘Casarão Parolin’.

Inaugurado o Casarão Parolin em 13.06.2015 após o seu restauro, finalmente, como resultado de esforços hercúleos de diversas administrações e de todos os Irmãos filiados, durante a administração do Past Grão-Mestre Valdemar Kretschmer, surge um grandioso e magnífico Templo Maçônico, consagrado em 13.12.2019 e situado à Travessa Livorno nº 129, motivo de orgulho para todos os Maçons do Estado do Paraná.

Conheça nossa administração
galeria de
grão mestres
1
Desde a sua fundação o 1º Malhete da Grande Loja Maçônica do Estado do Paraná teve 25 Grãos-Mestres.
Hugo Simas.jpg
HUGO SIMAS
1º SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE
americo GM
Américo Meinick
2º SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE
SILAS DE FARIA PIOLI.jpg
Silas Pioli
3º SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE
JORGE KARAM.jpg
Jorge Karam
4º SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE
Hercílio Jordão Guiraud.jpg
Hercílio Guiraud
5º SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE
Divonsir Borba Cortes.jpg
Divonsir Borba Cortes
6º SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE
Antonio Moreira Sobrinho.jpg
Antonio Moreira Sobrinho
7º SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE
Flamarion
Flamarion Pinto de Campos
8º SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE
João de Mattos Guedes.jpg
João de Mattos Guedes
9º SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE
Eduardo Xavier da Veiga (editada)_
Eduardo Xavier da Veiga
10º SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE
Teodoro Zumbinski;
Theodoro Zubinski
11º SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE
Manoel Moreira da Silva.jpg
Manoel Moreira da Silva
12º SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE
Cícero Marques
Cícero Marques
13º SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE
Antônio Serur_
Antonio Serur
14º SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE
Albarino de Mattos Guedes
Albarino de Mattos Guedes
15º SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE
Manoel C. Dias Paredes;
Manoel Corsino Dias Paredes
16º SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE
rogich
Fernando Rogich Vieira
17º SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE
Arion Nicz Roda.jpg
Arion Nicz Roda
18º SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE
Waldir Dacol.jpg
Waldir Dacol
19º SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE
Antônio Serur_
Antonio Serur
20º SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE
Adolfo Bley_
Adolfo Bley
21º SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE
Sidnei Pinto;
Sidney Pinto
22º SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE
João Carlos Silveira
João Carlos Silveira
23º SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE
Iraci da Silva Borges;
Iraci da Silva Borges
24º SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE
Valdemar Kretschmer
Valdemar Kretschmer
25º SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE
atual SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE
Marco Antônio Corrêa de Sá
1
Foto Fundo Preto
Bacharel em Direito e Especialista em Direito Processual Civil, também cursou Filosofia, tendo ingressado no Ministério Público do Estado do Paraná em junho de 1990, após ser aprovado em concurso público de provas e títulos para o exercício do cargo de Promotor de Justiça. Chegou ao ápice da carreira em 2012, quando foi promovido pelo critério de merecimento ao cargo de Procurador de Justiça, exercendo atualmente as suas funções junto ao Segundo Grupo Cível, em Curitiba.
Iniciado em 1997 na ARLS Rocha Pombo nº 78, onde permanece filiado até os dias de hoje como obreiro ativo e regular.
Após ter sido instalado e exercido o Veneralato entre 2004 a 2006, foi Delegado do Grão Mestre, Grande Secretário de Relações Exteriores, eleito Ministro do Superior Tribunal Maçônico pela Assembleia Legislativa (o mais votado) e Grande Orador.
Inspetor Geral da Ordem (Grau 33 do REAA), foi Presidente de todos os corpos filosóficos (ELP Gal. Clodomiro Nogueira; CRC Phoenix, CCK Dr. Álvaro de Figueiredo II e CPRS Moreira Sampaio II).
Exerceu perante à Primeira Inspetoria Litúrgica do Paraná (REAA) os cargos de Assessor Especial do Soberano Grande Inspetor Litúrgico e Past Grão Mestre Adolfo Bley e Membro do Centro de Estudos Natálio Loureva.
Membro do Capítulo do Arco Real Liberdade n. 1, o Irmão Marco Antônio é casado com a cunhada Maria Helena e tem um casal de filhos, Mateus e Beatriz.
ficou com alguma dúvida?