conheça nossa história
regularidade maçônica
1

O Conceito de Regularidade das Potências Maçônicas, adotado mundialmente, leva em consideração diversos aspectos. Quanto a sua origem, as Potências Maçônicas devem ser formadas por Lojas Maçônicas Regulares, ter sua área de jurisdição bem definida e não conflitante com outras Potências ou ter o compartilhamento de território concedido por estas. Além disso, devem seguir obrigatoriamente diversos princípios de natureza Legal, Moral e Ética.

As Potências Maçônicas Regulares devem pautar-se na crença em um Ser Supremo Criador, denominado de Grande Arquiteto do Universo, e na existência de uma vida futura. Deve haver obediência absoluta às antigas tradições, usos e costumes maçônicos, além da observância à Constituição de Anderson adotada pela Grande Loja da Inglaterra em 1723, e demais diplomas legais que pregam o aperfeiçoamento humano nos aspectos moral, intelectual e espiritual. As Potências Maçônicas regulares também devem seguir estritamente as Leis de seu país, adotando os princípios da Legalidade, Impessoalidade e Transparência.

A Grande Loja do Paraná possui Tratado de Reconhecimento e Amizade com 150 Potências Maçônicas no Brasil e no exterior, inclusive com a Grande Loja Unida da Inglaterra – UGLE, conhecida como a “Grande Loja Mãe do Mundo”.

No Brasil, as Potências Maçônicas reconhecidas nacional e internacionalmente são as Grande Lojas, integrantes da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil -CMSB, da qual fazemos parte, os Grandes Orientes Estaduais, filiadas à Confederação Maçônica do Brasil – COMAB, e o Grande Oriente do Brasil – GOB. Nenhuma outra organização no que se intitule como Maçonaria é reconhecida pela Regular Comunidade Maçônica Internacional.

A Grande Loja do Paraná, como Potência Maçônica regular e reconhecida como tal pela Regular Comunidade Maçônica Nacional e Internacional, trabalhará sempre, através de suas Lojas jurisdicionadas, em prol do aperfeiçoamento de seus adeptos, para que eles contribuam para a felicidade e progresso da humanidade.

ficou com alguma dúvida?