Paraná vai sediar a Conferência Mundial das Grandes Lojas Regulares em 2024

A XIX Conferência Mundial das Grandes Lojas Regulares ocorrerá no Paraná, em novembro de 2024, sendo organizada conjuntamente pela Grande Loja do Paraná (GLP) e pelo Grande Oriente do Paraná (GOP). O anuncio da escolha de Foz do Iguaçu para a realização do evento foi comunicado durante o mês de novembro, na XVII Conferência que foi realizada em Berlim.

O Sereníssimo Grão-Mestre da GLP, Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá, que não pode participar do evento na Alemanha, contou que foi gravado um vídeo em inglês, com legendas em espanhol, e que este foi transmitido durante o evento no qual tanto ele, quanto o Sereníssimo Grão-Mestre do GOP, Irmão Cristian Flores – que esteve presente na Conferência –, reforçaram o convite, enfatizaram o potencial turístico e hoteleiro de Foz do Iguaçu para a realização de um evento tão grandioso.

“A escolha representa a consolidação da Maçonaria Brasileira como um importante eixo de contribuição voltada ao implemento dos objetivos da Conferência Mundial, quais sejam, compartilhar informações, propor soluções que promovam a estabilidade e o progresso da Maçonaria Simbólica. Então, para além de um grande desafio trata-se de uma grande honra”, destacou o Irmão Marco Antônio. O Irmão Cristian Flores, destacando a participação de ambas as potências em todas as Conferências das últimas décadas, reforça que o objetivo da organização do evento no Paraná será o de retribuir toda a hospitalidade da qual as delegações paranaenses sempre receberam.

Em 2023 o evento ocorrerá em Israel, país que tinha sido escolhido para receber a Conferência em 2020, mas que em decorrência da pandemia não pode ser realizada.  “Estaremos trabalhando ativamente desde já para fazermos o nosso melhor”, destacou o Eminente Deputado do Grão-Mestre, Irmão José de Faria. Ele lembrou que a Grande Loja do Paraná, ao longo de sua história, tem participado intensamente da Maçonaria estadual, nacional e universal. “Sempre fomos muito bem representados pelas administrações que nos antecederam. Então, é chegado o momento de aproveitarmos a oportunidade para retribuir a boa receptividade que sempre tivemos nas conferências nacionais e universais. Vamos mostrar ao mundo a força e a união da Maçonaria Paranaense”, disse.

O Past Grão Mestre da GLP, Irmão Iraci da Silva Borges, que faz parte da comissão de Informações e Reconhecimento para a Conferência Mundial das Grandes Lojas Regulares, conta que a participação de uma potência no evento necessita do reconhecimento mínimo de outras 50 potências maçônicas.

“Devemos ter alguma coisa próxima de 170 potências que tenham essa condição e que podem participar”, conta Iraci. Ele explicou ainda que, como os eventos ocorrem a cada 18 meses e é feito um revezamento entre os continentes, ou seja, a chance de realizar a conferência em nosso país só ocorre praticamente de oito em oito anos. “É um prestigio enorme, principalmente com a votação maciça como a qual se obteve para essa realização”, disse. “Tudo isso é fruto de um trabalho de muitos anos”, frisou.

O Past Grão-Mestre da GLP, Irmão Valdemar Kretschmer, destacou que esta é a segunda Conferência Mundial a ser realizada no Brasil (a primeira foi sediada em São Paulo). “É uma oportunidade para escutar as principais lideranças mundiais das Grandes Lojas e, assim, de entender o que está pensando a Maçonaria Mundial”, disse. “Trata-se de uma honra e uma responsabilidade muito grande, responsabilidade compartilhada entre a GLP e ao GOP, que serão os anfitriões”, afirmou.

“Cumprimento efusivamente nosso Sereníssimo Grão-Mestre pela sábia deliberação no sentido de compartilhar a realização da XIX Conferência das Grandes Lojas Regulares, em Foz do Iguaçu em 2024, uma vez que hodiernamente a mesma encerra um dos principais vetores de regularidade maçônica mundial. Por oportuno, cabe registar que as relações da Grande Loja do Paraná com referida organização mundial remontam aos seus primórdios. Registramos na Conferência de 03 de maio de 1998, na sede da Grande Loja de Nova York, a presença do nosso saudoso Sereníssimo Grão-Mestre Sidney Pinto, a quem tive a honra de servir como Deputado do Grão-Mestre de dezembro de 1992 a março de 2002”, contou o Past Grão-Mestre João Carlos Silveira.

Related Posts

Deixe seu comentário