A criação da Loja Monte Moriah Nº 80 no Oriente de Curitiba, incluindo o seu nome, foi planejada em uma reunião de Maçons Adormecidos, que desejavam retornar para a Arte Real.
A concretização desse ideal, ocorreu no dia 20 de maio de 1989, às 10:30h, na Avenida Cândido de Abreu, 437, Conjunto 802 em Curitiba. Na sala dos Passos Perdidos, reuniram-se os Irmãos: Antônio Damaso Woll, Beneveneto Alves Fagundes, Carlos Antônio Bertasso, Celso Orestes Simião, Edvaldo Gonçalves, José Rodrigues Filho, José Valdemar de Barros, Mauricio Pereira da Silva, Paulino Rosa Waltair José Maiochi e Sidney Pinto.
Fato interessante citado em seu primeiro balaustre, que um dos principais objetivos da Loja, seria de privilegiar a entrada de Maçons de idade avançada e saúde precária, para que pudessem transmitir seus conhecimentos maçônicos aos demais Irmãos.
O nome “Monte Moriah” representa uma coluna rochosa, local onde Abrahãao, segundo o livro de Gênesis, às ordens de Deus, ofereceu seu filho Isaque para o sacrifício. Seria também, o local onde Salomão, mil anos antes de Cristo, construiu a Casa do Senhor e onde Deus apareceu a Davi, pai de Salomão.
A Loja Monte Moriah Nº 80 que neste dia 20 de maio de 2020, completa 31 Anos da sua Fundação, vive um momento de maturidade, aprimorando-se com humildade, renovando o seu Quadro de Obreiros, garimpando pessoas virtuosas para melhora-las ainda mais, trazendo-as na senda da virtude, na busca de tornar cada vez mais, Feliz a Humanidade.
Hoje, a Gestão 2020/2022, tem como Venerável Mestre o Irmão Roaldo Erich Meissner, como 1º Vigilante o Irmão Marcos Donizete Lopes, como 2º Vigilante o Irmão Luiz Carlos Pereira, como Orador o Irmão Jair Alfredo Pereira Junior, como Secretário o Irmão Carlos Henrique Rocha Cantarela, como Tesoureiro o Irmão Luiz Cesar Vilela Staut, como Hospitaleiro o Irmão Celso Antônio Zanardine e como Chanceler o Irmão Murilio Rodrigues.
A Grande Loja do Paraná, através do Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá e do Eminente Deputado do Grão Mestre Irmão José de Faria, reconhece o bom trabalho que a Loja vem fazendo, desde a sua fundação, se atualizando e renovando seus pensamentos e objetivos, motivo pelos quais Parabeniza, pelos 31 anos de atividades, todos os 30 Obreiros que compõem a Loja Monte Moriah Nº 80.
Parabéns a ARLS Monte moriah 80.
Tenho por ela enorme carinho. lá fui recebido por queridos irmãos.
vida longa!!!
Parabéns aos Obreiros da Loja Monte Moriah Nº 80, pelos seus 31 Anos de Fundação.
Desejamos vida longa a Loja Monte Moriah, na busca contínua do aperfeiçoamento do home e dos objetivos de tornar Feliz a Humanidade.
Justifico:
Nossas sinceras homenagens aos valorosos obreiros da ARLS.Monte MARIAH 80. Na qual em 16,/09/1989, fui iniciado nos Augustos Mistérios,sobre a presidência do finado irmão Edivaldo Gonçalves.
Nesse passo Contínuo a lapidar a pedra, na ARLS Cidadania e Justiça 144.
TFA.