A cidade de Foz do Iguaçu (PR) está sediando XIX Conferência Mundial das Grandes Lojas Maçônicas Regulares de 27 a 30 de novembro e, concomitantemente, a Conferência Nacional da Maçonaria Regular. Juntos, os eventos contam com a participação de aproximadamente 1300 pessoas, de 95 delegações de 33 países. O evento é organizado pela Grande Loja Maçônica do Estado do Paraná e pelo Grande Oriente do Paraná.
Irmão Cristian Adrian Flores Maldonado, Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente do Paraná reforça a importância do evento que ocorre a cada 18 meses em um continente diferente. “Esse é o maior evento de toda a Maçonaria e visa trazer ideias e o intercâmbio de boas práticas para que tenhamos uma maçonaria mais atuante e aberta à sociedade, realizando o seu papel de ter cidadãos melhores, para contribuir para uma sociedade mais justa e fraterna”.
A realização do evento no Brasil e em particular no Paraná, reforça o prestígio e a solidez da Maçonaria brasileira no contexto mundial. “Aqui discutiremos temas sociais extremamente relevantes e juntos buscaremos formas de auxiliar na solução, empregando esforços a partir de cada maçom”, explica o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Paraná, Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá. A edição anterior à brasileira ocorreu em Israel e a próxima, em 2026, será realizada na África do Sul.
A abertura solene, juntamente com a palestra magna da Conferência será realizada no dia 29, mas os Grão-Mestres e Grandes Secretários de Relações Exteriores já estão debatendo os temas desde a manhã do dia 28.
Confira o discurso dos Grão-Mestres na abertura dos trabalhos do dia 28:
Cristian Adrian Flores Maldonado
“Como nossos antepassados, pedreiros operativos, aceitamos o desafio de uma grande e importante construção, a XIX WORLD CONFERENCE OF REGULAR MASONIC GRAND LODGES. De forma colaborativa, desenhamos, guiados pelo Grande Arquiteto do Universo, estruturando aquilo que era almejado materializar.
Direcionamos então a atenção a cada uma das etapas desta construção e começamos os trabalhos, usando todas as ferramentas necessárias para o pleno êxito. O enorme desafio se mostrou também, uma enorme oportunidade, sobretudo pelo propósito que nos moveu a cada momento, em prol do fortalecimento da Maçonaria Regular e da Humanidade.
Foram muitos Obreiros úteis e dedicados empenhados, durante todo o período que antecedeu esta data e ainda hoje, para que conseguíssemos materializar esta Conferência. Hoje, ao recebermos estes 33 Países, com 95 delegações, damos início a fase mais importante, que é a finalização desta Obra, quando Maçons de todo o Mundo, se unem para os trabalhos que os aguardam. Estaremos juntos, num esforço inspirador, que sinaliza o quanto nossa Ordem é e continuará sendo um motor de progresso.
Sabemos que o que construiremos hoje só terá sentido, na medida em que utilizarmos esta obra, em nosso dia a dia, enquanto Maçons e Cidadãos. Também temos a compreensão de que a partir desta Construção, muitas outras virão, assim como outras antecederam a esta de maneira tão relevante e impactante. Assim, caros Irmãos, queremos, com esta fala inicial e com esta singela analogia, chamar a atenção de todos para a grandeza do que vivenciaremos juntos. Teremos, com toda a certeza, resultados belíssimos.”
Marco Antônio Corrêa de Sá:
“Vale destacar, Sereníssimo Irmão Cristian, que esta construção, ocorrendo em solo brasileiro, tem um sentido ainda mais especial. A Maçonaria no Brasil tem vivido um momento expressivamente positivo, ao mesmo tempo em que vivemos momentos desafiadores em nossa Sociedade. Nossa Ordem teve parte do seu legado construído se inspirando em legados de outros cantos do mundo, prova da importância da vivência universal da Maçonaria.
Desta forma, que possamos trazer nossas realidades particulares para o centro das discussões, gerando uma grande base de entendimento e moldando encaminhamentos sólidos e universais. Pontuamos, desta forma, a qualidade das temáticas trazidas para os painéis. Todos os temas são de absoluta relevância e contemporaneidade. Precisamos, Irmãos, termos olhos de ver e ouvidos de ouvir, para que transformemos ideias em fragmentos estimuladores de ação. Sem sombra de dúvidas, esta qualificada audiência será produtora de positivos diálogos e positivas conclusões.
Também vale destacar a valiosa oportunidade de interação que teremos. Aproveitemos para fortalecermos os laços fraternais e, mesmo nos momentos fora da nossa programação formal, compartilhemos experiências e percepções. Que sejamos, meus Irmãos, faróis que, por meio de nossa própria iluminação, possamos iluminar os que estão ao nosso redor! O Maçom, certamente, tem um protagonismo diferenciado a ser vivido e potencializado. Saibamos liderar e conduzir para este objetivo, com os princípios maçônicos nos guiando.
Sejam, então, Irmãos, todos bem-vindos! Desejamos profícuas atividades, com auspiciosos resultados. A Grande Loja Maçônica do Estado do Paraná e o Grande Oriente do Paraná se sentem honrados por esta oportunidade e desejam que todos sintam a hospitalidade brasileira e, especialmente, a paranaense.
Ferramentas prontas? Construamos, pois!
Uma abençoada conferência para todos nós!”
Parabéns para todos que se empenharam na organização deste maravilhoso evento.