Em 12 de julho de 1990, foi fundada no Oriente de Curitiba a:
- AUGUSTA E RESPEITÁVEL LOJA SIMBÓLICA NOVOS TEMPLÁRIOS Nº 83.
A Loja Novos Templários, completa 31 Anos de existência no seio da Grande Loja do Paraná.
No inicio era “Loja Os Templários Nº 83”, conforme Ato assinado pelo Grão Mestre Irmão Adolfo Bley e funcionava na Avenida Visconde de Guarapuava Nº 2646 – 1º Andar ( hoje um Estacionamento cuja edificação foi demolida) trabalhando no REAA.
Em setembro de 1994, por descontentamento, em face a decisão do Superior Tribunal Maçônico, quase todos os Membros da Loja, pediram afastamento, retirando-se abruptamente, levando consigo todos os documentos e registros existentes, até então. inclusive a Carta Constitutiva. Na Loja permaneceu apenas o Irmão Mestre Maçom Paulo Cesar Terry Bley.
Tal como a Fênix que ressurgiu das cinzas, também a Loja renasceu e os trabalhos que estavam suspensos, tomaram Força e Vigor, a partir de 29 de maio de 1995, por decisão do Grão Mestre Sidney Pinto, que nomeou uma Comissão Interventora composta pelos seguintes Irmãos Mestres:
- Carlos Alberto Petraglia (Venerável Mestre).
- João Antônio Neto (1º Vigilante).
- João Donizetti Garcia (2º Vigilante)
Mesmo antes da nomeação da Comissão Interventora, durante o período em que os trabalhos estavam suspensos, Irmãos de outras Lojas e de outros Orientes, já trabalhavam administrativamente junto a GLP, contribuindo de maneira decisiva para o retorno das atividades da Loja.
Em 22 de agosto de 1995, pelo ATO 142-1992/1995 o Sereníssimo Grão Mestre Sidney Pinto, confirma a decisão da Loja em retornar ao REAA e os trabalhos passaram a realizar-se as Segundas Feiras no Templo Grão Mestre Hugo Simas, (antigo Templo Nobre). Em 4 de dezembro de 1996 pelo ATO 193-1996/1998 do Grão Mestre Sidney Pinto, autoriza a mudança do Título Distintivo para:
- Augusta e Respeitável Loja Simbólica Novos Templários Nº 83.
Com a emissão de Carta Constitutiva em substituição a original, mantendo-se a data de fundação original de 12 de junho de 1990.
Do seu seio, surgiram e continuam surgindo valorosos Irmãos para o trabalho junto a Administração da Grande Loja do Paraná, nos mais diversos cargos, dado a excelência na formação de Maçons comprometidos com a Arte Real. Recentemente a Loja patrocinou a fundação do Capítulo do Sagrado Arco Real Novos Templários Nº 7 presidido pelo Companheiro João Donizete Garcia.
A Loja Novos Templários Nº 83 conta no seu Quadro de Obreiros com 33 Irmãos ativos, sendo: 4 Aprendizes, 3 Companheiros, 13 Mestres e 13 Mestres Instalados, dirigidos pelo Venerável Mestre Irmão Luiz Fernando Buba.
A Grande Loja do Paraná, pelo seu Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá e pelo Eminente Deputado do Grão Mestre Irmão José de Faria e em nome de toda Jurisdição, cumprimentam aos Obreiros da Loja Novos Templários Nº 83 do Oriente de Curitiba, pela passagem do 31º Aniversário de Fundação, pelo trabalho, esforço e persistência, desejando votos de “sucesso contínuo” para o bem da Grande Loja do Paraná e da Arte Real como um todo. Assim como, as Pérolas que não nascem prontas e precisam de tempo e sofrimento para serem uma Joia, também a história da Novos Templários serve de exemplo.
Parabéns Loja Novos Templários Nº 83 ! de Curitiba. – Viva ! Viva ! Viva !