A Loja “Novos Caminhos, Nº 118”, Oriente de Curitiba (PR), realizou dia 23 de novembro de 2016 “Sessão Musical”, a cargo dos Irmãos Marcio Soares de Sousa, 1º Vigilante, músico diletante, e André Vinicius Soares Prodóssimo, Companheiro e sobrinho sanguíneo do Irmão Marcio, músico profissional.
Na Ordem do Dia, foram apresentadas músicas do vasto repertório do Irmão Alfredo da Rocha Viana Filho, o “Pixinguinha”, dentre elas “Lamento”, “Carinhoso” e “Rosa”.
Para a sessão, a Loja contou com as presenças ilustres dos Irmãos Valdemar Kretschmer, Serenissimo Grão-Mestre, e Ivo Bernardino Cardoso, Delegado do Grão-Mestre para o 27º Distrito.
Também presentes os Ex Veneráveis da Oficina, Irmãos José Carlos da Cunha Lombardi, Lúcio Antônio Neves Furtado e Saint’Clair Cesar Rabello.
A Sessão foi dirigida pelo Venerável Mestre Irmão Alberto Gustavo Reyes Romero. Entre Aprendizes, Companheiros e Mestres, estiveram presentes 22 Irmãos do Quadro da Oficina.
O Irmão Valdemar, também na Ordem do Dia, proferiu esclarecedora e bela palestra versando sobre o tema “Filosofia Maçônica”, em destaque a conclusão a que se chegou em trabalho realizado, buscando esclarecer as causas do acentuado decréscimo de integrantes da Ordem, em termos mundiais.
Tal conclusão é de que a ausência do tripé “Filosofia” (estudo da Maçonaria, de forma geral), “Filantropia” (ações buscando o amparo dos menos favorecidos) e “Fraternidade” (convivência fraternal entre os Irmãos e familiares), se constitui no fator principal do abandono.
A sessão foi considerada espetacular da parte dos presentes, pela peculiaridade do exercício de duas artes, segundo as palavras do Venerável. A arte da “Música”, pela apresentação dos Irmãos Márcio e André, e a arte da “Oratória”, dada a verve do Grão-Mestre.
[dmalbum path=”/wp-content/uploads/dm-albums/Lj.NCaminhos.VisitaGM.23.11.16/”/]