Em 16 de junho de 1997, foi fundada no Oriente de Curitiba a:
- A. R. L. S. ACÁCIA DA LIBERDADE Nº 107.
Enfrentando muitos desafios pelos Irmãos fundadores, os quais por crer na honra maçônica e na fraternidade entre os Irmãos, que participaram de duas diferentes Lojas Simbólicas e iniciaram suas caminhadas Maçônicas em outra Potência, que não a GLP.
Tudo começou muito antes de 1997, num período de tempo que se perdeu na memória dos atuais Irmãos, em uma Potência chamada Grande Loja Unida do Paraná, com os Irmãos desempenhando um papel ativo e notável dentro da GLUP, participando da Loja Acácia das Araucárias Nº 7, que abateu colunas em função a divergências ocorridas após a morte do Irmão Jonas.
Os Irmãos remanescentes decidiram aceitar o convite do Grão Mestre Sidney Pinto e como não tinham numero suficiente para fundar uma Loja dentro da GLP, filiaram-se a Loja Justiça e Liberdade Nº 97 e lá permaneceram por aproximadamente 2 anos, sendo acolhidos como verdadeiros Irmãos.
Assim, mesmo com todas as dificuldades e percalços interpostos, em 16 de junho de 1997 a Grande Loja do Paraná outorgou a Carta Constitutiva Provisória da Justa, Perfeita e Regular Loja Acácia da Liberdade Nº 107 e um ano depois obtiveram a Carta Constitutiva Permanente.
O nome escolhido “Acácia da Liberdade” representa um pouco da história, pois somou-se o “ACÁCIA” da antiga Loja Acácia das Araucárias Nº 7 com o “LIBERDADE” da Loja Justiça e Liberdade Nº 97 em homenagem a Loja que os abrigou na GLP.
A Grande Loja do Paraná, representada pelo Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá e pelo Eminente Deputado do Grão Mestre Irmão José de Faria, ao reviveram essa história de luta, de desejo e de União em busca fs da independência, da Liberdade é que “PARABENIZA”, a Loja Acácia da Liberdade Nº 107 – do Oriente de Curitiba, pelo 24º Aniversário de fundação, buscando o aperfeiçoamento moral norteado pela verdadeira luz.
Viva ! Viva ! Viva ! – Parabéns a Loja Acácia da Liberdade Nº 107 e todos seus Obreiros.