Por Secretário Adjunto da Comunicação, Irmão Sérgio Brum
Nos dias 17 e 18 de novembro, Maçons de todo o País, praticantes do Rito Schröder e pertencentes à CMSB, ao GOB e à COMAB, estiveram reunidos na sede da Grande Loja do Paraná, em Curitiba, para participar do XII SEMINÁRIO NACIONAL DO RITO SCHRÖDER, promovido pelo COLÉGIO DE ESTUDOS DO RITO SCHRÖDER – IRMÃO GOUVEIA.
Organizado pelos Irmãos pertencentes à GLP, ao GOB-PR e ao GOP, o Seminário proporcionou o entrelaçamento entre os Irmãos de diferentes estados e culturas com o conhecimento mais apurado sobre o Rito, por meio da reflexão sobre os temas explorados nas palestras e nos exercícios práticos.
Recepção com Loja de Mesa
Na sexta-feira, dia 17, os obreiros foram recepcionados pelo Past Grão-Mestre da GLP Valdemar Kretschmer, em uma Loja de Mesa realizada no salão de festas da sede da Potência. Ao dar as Boas Vindas aos participantes, o PGM desejou-lhes uma feliz estada em Curitiba e o melhor aproveitamento do Seminário. Ressaltou que “encontros desta natureza são muito importantes para o aperfeiçoamento e o crescimento do Rito”.
Reportando-se à história do Rito Schröder na GLP, destacou que este começou graças ao empenho e à dedicação do Irmão Moacir da Costa, que “estudou o mesmo, pesquisou e aglutinou obreiros para fundar a primeira Loja do Rito no contexto da GLP: a ARLS Fraternidade e Humanidade, 178 de Curitiba, o que aconteceu em 12 de setembro de 2015”. A fundação desta Loja, concluiu, “contou com o apoio incondicional e irrestrito das Lojas da capital, do GOB-PR e do GOP”. Fez a seguir uma resenha da fundação das Lojas Grão-Mestre Sidney Pinto, 184 em 23.03.2018 no Oriente de Cascavel e Cidade Canção, 195 do Oriente de Maringá, em 03.06.2022, sendo estas as três Lojas do Rito, em atividade na GLP. Finalizou colocando a Grande Loja à disposição de todos, rogando a proteção divina para o sucesso do Seminário, com Paz, Harmonia e Concórdia.
O Seminário e suas atividades
A parte de estudos do Seminário foi desenvolvida no dia 18, sábado, no Templo Nobre da GLP, quando os palestrantes compartilharam percepções sobre: Essencialismo – Irmão Mauro Leray; Docência no Rito Schröder – Irmão Sérgio Brum; Noite de Convidados – Irmão José Alquati; Indumentária – Irmão Moizés de Oliveira e o Tapete – Irmão Nelson Jung.
Os participantes também acompanharam um Treinamento Ritualístico de Loja de Funeral, conduzido pelos Irmãos das Lojas de Curitiba.
Durante as atividades da programação, os Irmãos tiveram a oportunidade de debater, trocar experiências e melhor compreender a simplicidade complexa das propostas de Schröder com a criação do Rito, sobretudo, graças à presença de decanos do mesmo, alguns com mais de 60 anos de dedicação e ligados umbilicalmente à maçonaria alemã.
Com a palavra o Sereníssimo Grão-Mestre
“O Rito Schröder é um Rito maravilhoso que aprendemos a Amar”. Com estas palavras, o SGM da GLP, Marco Antônio de Sá iniciou a sua oração ao encerramento do Seminário. Relatou que a GLP do Paraná sempre contemplou o Rito Schröder em seu Estatuto, mas que somente a partir de 2015 é que este Rito se tornou realidade na potência. Fez reverência aos irmãos do GOB-PR e do GOP de Curitiba, sem os quais, segundo o SGM, não teríamos chegado a um porto seguro. Enalteceu a importância dos esforços do Irmão Moacir da Costa, a quem se referiu como “Bravo Guerreiro”, em constituir Lojas do Rito no Estado, “para que pudéssemos aprender e sorver os ensinamentos do Rito de Schröder”. (Muito aplaudido).
Dirigindo-se ao Colégio de Estudos, manifestou o carinho e o apreço a todos os irmãos reunidos no Seminário estendendo os cumprimentos aos Sereníssimos Grão-Mestres das potências nele representadas. Concluiu dizendo que “a GLP estará sempre de portas abertas para receber os Irmãos”. De modo efusivo, disse ter ficado muito orgulhoso em ter sediado o XII Seminário Nacional do Rito Schröder, exortando a todos para que se inspirem na participação e explorem novas dimensões em busca do fortalecimento da Maçonaria Paranaense e Brasileira.
Rosas para Grandes Homens – Homenagem do Colégio aos Grão-Mestres
“As rosas são para o Maçom leais companheiras, nas alegrias e nas tristezas. Elas florescem sob o céu de nossa Pátria, em todas as estações do ano, com abundância. Espalhar rosas pelo caminho é a mais bela obrigação do Maçom; o que ele faz para toda a humanidade, com prazer e satisfação. […] Cultivemos o hábito de espalhar rosas”. (Irmão Gouveia).
Inspirados neste pensamento, os membros efetivos do Colégio de Estudos do Rito Schröder, por meio do seu membro efetivo, Irmão João Rufatto, homenagearam o SGM da GLP Marco Antônio Corrêa de Sá e o PGM da GLP Valdemar Kretschmer, com ramalhetes de Rosas, em agradecimento à singular contribuição da GLP para a realização do XII Seminário. As rosas, nas cores: Vermelha, Rosa e Branca, se harmonizam em representação de Luz – Amor – Vida.
E para as famílias?
O Seminário reservou para as cunhadas, sobrinhos e convidados, não maçons, um dia de visitas pelos pontos turísticos e pela deliciosa gastronomia de Curitiba – a cidade mais inteligente do mundo 2023.
À noite, em clima festivo, os Irmãos e seus familiares levantaram “VIVAS” ao encontro, no Bar do Alemão, onde se fartaram com as delicias da cozinha e das cervejarias alemãs.
Agora é gratidão.
Mais tranquilo, depois da apreensão dos dias que antecederam ao evento, o Irmão Moacir da Costa, organizador do Seminário, revelou que o número de participantes, sem contar os familiares foi de 107 Maçons, vindos dos Estados onde há a prática do Rito. Muitos aproveitaram a semana para passear por Curitiba. Emocionado, não escondeu o sentimento de “realização completa”. Manifestou sua gratidão aos irmãos que compareceram ao Seminário para renovar a integração e trocar conhecimentos e ideias.