GLP realiza encontros para preparação de candidatos à administração das Lojas Simbólicas

A Grande Loja do Paraná realizou nessa terça-feira (15) o último encontro virtual, de três programados que tiveram a finalidade de reunir e os Veneráveis Mestres, Vigilantes e Mestres das Lojas jurisdicionadas para repassar informações importantes à preparação da realização de cargos na gestão administrativa de Loja Simbólica. Para assistir ao evento na íntegra clique aqui.

Os encontros contaram com palestras dos Grandes Secretários de Relações Exteriores e de Planejamento, irmãos Nilson de Paula Xavier Marchioro e Antônio Pedro dos Santos, e também do Irmão Arnold Augusto Monteiro – integrante do Grupo de Palestrantes da GLP –, e reuniram aproximadamente 600 Irmãos.

“Os encontros tiveram o intuito de trazer reflexões a cerca do perfil e das habilidades exigidas para o exercício dos cargos da administração de uma Loja”, disse o Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá. “Ao sairmos daqui devemos refletir e dizer, para nós mesmos, a seguinte indagação: eu estou preparado para servir a minha loja nesse momento? Certamente, a resposta virá ao ouvirmos nosso coração de forma racional e estará completa ao ouvirmos também os irmãos ao nosso redor”, ponderou.

O Eminente Deputado do Grão-Mestre, Irmão José de Faria, reforçou que o objetivo dos encontros é o de justamente auxiliar na melhoria da gestão das Lojas. “A GLP continuará sempre trabalhando em prol das Lojas, o sucesso da GLP depende do sucesso de cada uma das Lojas, e por isso solicitamos que os Irmãos incentivem a participação nos cursos que estamos oferecendo”, disse. Ele lembrou que no próximo dia 17 será realizado o curso para preparação de Tesoureiros, no dia 22 para Secretários e no dia 29 para Oradores. “Esses encontros são voltados aos Irmãos que querem aprender sobre os cargos, bem como se preparar para assumi-los no futuro”, explicou.

Conhecimentos necessários

O Irmão Antonio Pedro destacou a importância do planejamento para o bom andamento dos trabalhos nas Lojas e que estes não devem ocorrer de forma improvisada. Ele também abordou aspectos litúrgicos e pedagógicos da Ordem, que precisam ser seguidos pela administração, e ainda a disponibilidade de materiais de apoio por parte da GLP.

Já o Irmão Arnold falou sobre gestão compartilhada e motivacional, das responsabilidades e desafios de um Venerável Mestre frente a administração, principalmente, relacionadas ao desenvolvimento e evolução dos Irmãos como seres filosóficos.

Ao irmão Marchioro coube falar sobre a institucionalização e estrutura da Maçonaria, da regularidade das potências, orientações sobre intervisitações, e dos cuidados que são de responsabilidade dos Irmãos na manutenção da regularidade das Lojas e da GLP.

Related Posts

Deixe seu comentário