A Grande Loja do Paraná (GLP) realizou um Banquete Ritualístico no último dia 24 de junho, em comemoração ao nascimento de São João Batista, patrono da Maçonaria. O momento especial marcou o retorno da realização de cerimonias no Salão de Eventos da sede da GLP, após quase três anos de restrições sanitárias, por conta da pandemia da Covid-19.
“Os trabalhos transcorreram em ambiente de intensa fraternidade, através da egrégora emanada pelos Irmãos”, declarou o Sereníssimo Grão Mestre, Irmão Marco Antônio Correa de Sá, que esteve acompanhado por mais de 230 Irmãos, entre eles os Past Grão-Mestres da GLP, Irmãos Valdemar Kretschmer e João Carlos Silveira; bem como dos Delegados, soberano Grande Inspetor Litúrgico e Membro Efetivo do Supremo Conselho do REAA, Ministros do Superior Tribunal Maçônico, Assessores Especiais, Grandes Oficiais, Veneráveis Mestres, Mestres, Companheiros e Aprendizes.
O Banquete Ritualístico também marcou a primeira utilização da nova versão dos “Rituais Especiais”, revisados pela Comissão de Ritualística para o Rito Escocês Antigo e Aceito. O manual reúne diversos rituais, como o de realização de “Sessões Públicas”, de “Banquetes Ritualísticos”, “Consagração de Templos”, “Adoção de Lowtons”, entre outros. A GLP recebeu, por ocasião do Banquete, boa parte dos “Rituais” impressos, os quais já serão disponibilizados às Lojas nos próximos dias.