A Grande Loja do Paraná (GLP) realizou a quarta e última Assembleia Geral Ordinária Legislativa de 2021 nessa sexta-feira (10), no formato virtual. A data foi marcada pela apresentação do relatório resumido de atividades do Grão-Mestrado em 2021, pela apresentação da previsão orçamentária para 2022 e, ainda, pela apresentação do livro comemorativo e alusivo aos 80 anos da GLP.
A reunião, que contou com quase 170 Irmãos, foi iniciada pelo Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá, com um pedido de que fosse feito um minuto de silêncio em homenagem aos Irmãos que partiram ao Oriente Eterno em 2021.
“Esse ano foi extremamente difícil, mas unidos estamos vencendo os obstáculos interpostos em nossos caminhos”, disse o Grão-Mestre. “Temos trabalhado duro para manter a nossa GLP à prumo”, enfatizou.
O Grão-Mestre também agradeceu aos Veneráveis Mestres que estão encerrando seus mandatos. “Onde quer que esteja sempre renderei homenagem aos Veneráveis Mestres de nossas Lojas. Somos testemunhas de que esses Irmãos foram incansáveis no exercício do veneralato”, disse, adiantando que a Instalação dos próximos Veneráveis Mestres ocorrerá entre janeiro e fevereiro. “O brilho da GLP será sempre o reflexo do brilho de nossas Lojas”, finalizou.
O Eminente Deputado do Grão-Mestre, Irmão José de Faria, lembrou que a atual gestão da GLP teve início em março de 2020, justamente quando a pandemia começava a se espalhar em nosso país e que culminaram na interrupção dos trabalhos templários, o que adiou, consecutivamente, uma série de ideias e planos.
“Nossos corações foram ficando apertados. Veio a crise econômica, a passagem de Irmãos ao Oriente Eterno e, quando conversávamos com nossa equipe não podíamos manifestar nossa dor e sofrimento, pois tínhamos que nos manter fortes e demonstrar otimismo. Vimos todos se reinventando para prosseguir, até que pudemos ir retornando os trabalhos templários gradualmente e novamente voltamos ver o crescimento no número de obreiros a partir de outubro. Por tudo isso, estamos esperançosos que tudo tende a melhorar com o tempo, mas ainda precisamos nos manter cuidadosos”, disse o Irmão Faria.
Maratona maçônica
Durante o encontro, o Grande Secretário de Relações Interiores, Irmão Roberto Piekarczyk, apresentou um resumo da agenda do Grão-Mestrado de janeiro a dezembro de 2021, que contemplou centenas de compromissos oficiais.
Foram reuniões com Veneráveis Mestres das Lojas, com Aprendizes e Companheiros; com Grão-Mestres das Potências paranaenses; com a Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB) e com a Confederação Maçônica Interamericana (CMI); das comemorações dos 80 anos da GLP; das atividades junto às entidades Paramaçônicas; das ações de beneficência; das comemorações em conjunto, como as do Dia do Maçom e da Independência do Brasil; das visitas; das entregas de cartas constitutivas; das sagrações de templos e das inúmeras reuniões de trabalho e de cursos ministrados aos Irmãos.
“As atividades aqui relatadas são apenas uma mostra resumida e que não revela tudo o que feito pela GLP nesse último ano, sob a batuta do nosso Sereníssimo Grão-Mestre, com o auxílio de nosso Eminente Deputado do Grão Mestre”, explicou Piekarczyk.
Orçamento
O Grande Tesoureiro, Irmão José Aderlei de Souza, e o Grande Tesoureiro Adjunto, Irmão Rubens Vieira, apresentaram a previsão orçamentária para o ano de 2022, com a expectativa de receitas e de despesas, devidamente aprovada pela Grande Comissão Finanças e, posteriormente, pelos Veneráveis Mestres na Assembleia.
Durante a apresentação, o Grão-Mestre ressaltou que não foram repassados quaisquer índices inflacionários no período, por entender o quão delicado é o momento econômico que enfrentamos. “Prosseguimos com a política voltada a prestigiar as Lojas e os Irmãos, seja com a taxa de capitação que segue sem alteração de valores, e com possibilidade de parcelamento, e também com a redução do valor do Placet de Iniciação”.
Lançamento Virtual
O Irmão Nilson Marchioro, Grande Secretário de Relações Exteriores, fez a apresentação do livro comemorativo dos 80 anos da Grande Loja do Paraná, que terá a versão online disponibilizada em breve no site da GLP e, cuja versão física encontra-se na fase de tomada de preços para a impressão.
Segundo Marchioro, esse livro remonta mais de um ano de trabalho conjunto, em um esforço coletivo de diversos irmãos da GLP, com participação efetiva da Comissão criada para os festejos dos 80 anos, definindo as principais linhas da obra; dos Past Grão-Mestres; do Irmão Lucio Neves Furtado, que foi o organizador da edição, entre outros Irmãos e ainda de todos os Veneráveis Mestres.
“Na obra temos a palavra do Grão-Mestre, contendo sua visão sobre os 80 anos da nossa Potência, na sequência temos os Past Grão-Mestres, Irmão João Carlos Silveira, falando sobre os avanços da nossa GLP no Plano interno e externo; o Irmão Iraci da Silva Borges, destaca pontos marcantes da história da nossa Potência, principalmente a partir dos fatos que levaram a formação das Grandes Lojas e da CMSB, e nossas diferentes sedes. Já os detalhes da construção de nosso Templo Nobre são relatados pelo Irmão Valdermar Kretschmer”, adianta.
Além do Grão-Mestre e do Deputado do Grão-Mestre, participaram da reunião o Soberano Grande Inspetor Litúrgico, Membro Efetivo do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito para a República Federativa do Brasil e Assessor Especial do Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Manif Antônio Torres Júlio, os Past Deputados do Grão-Mestre, Irmãos Euclides Felipe e José Fernando de Paula; Grandes Secretários, integrantes das Grandes Comissões, integrantes do Superior Tribunal Maçônico e demais autoridades maçônicas da jurisdição.