GLP lança o Projeto Araucárias do Paraná em parceria com IAT

A Grande Loja do Paraná (GLP), em parceria com o Instituto de Águas e Terra do Paraná (IAT), lança Projeto de preservação da árvore símbolo do Paraná, a Araucária. O projeto conta um site no qual estão disponíveis todas as informações de como participar. 

Para marcar o início da ação e, ainda em comemoração aos 80 de Fundação da GLP, o Sereníssimo Grão Mestre, irmão Marco Antônio Corrêa de Sá, plantou duas mudas na sede da GLP, em Curitiba.

“São árvores que se encontram em processo de extinção. A ação visa estimular o plantio dos pinheiros em todo o estado, por meio dos irmãos da jurisdição”, explica o Grão Mestre.

O projeto é uma iniciativa da Grande Secretaria de Ação Social, que conseguiu com a parceria 16 mil mudas do pinheiro-do-paraná junto ao IAT para operacionalizar a campanha.

Uma das premissas da Grande Secretaria de Ação é justamente a promoção e defesa do meio ambiente. “Vamos incentivar o plantio das mudas, em chácaras, parques e em locais propícios ao plantio, auxiliando na preservação da espécie”, conta irmão Jean Dal Maso Costi, Grande Secretário de Ação Social.

O plantio na sede da GLP foi acompanhado ainda pelos irmãos Herbert Hugo Neiderhtmann Junior, engenheiro florestal que está prestando consultoria ao projeto e Ari Cesar Lemos, Grande Secretário de Comunicação Institucional.

Reunião inicial

A reunião na qual foi assinado o termo de parceria entre a GLP e o IAT ocorreu no início do mê e envolveu o diretor-presidente do IAT, Everton Luiz da Costa e Souza, o diretor de Licenciamento e Outorga, José Volnei Bisognin e o gerente de Restauração Ambiental, Mauro Scharnik. Por parte da GLP, participaram o Grão Mestre e o Deputado do Grão Mestre, irmão José de Faria, que foram acompanhados pelo irmãos Jean Costi, André Ricardo Angonese e Herbert Hugo Neiderhtmann Junior.

Related Posts

Comments (6)

O professor Flávio Zanetti da UFPR é a maior autoridade em reflorestamento de pinheiros em áreas de onde foram extraídos, no Parana..
Tem um projeto para o replantio de 10 milhões de unidades, com aproveitamento econômico (madeira e pinhão industrializavel) após o nono aniversário do plantio, tudo de acordo com a legislação em vigor, ja contando com uma área em Piraquara destinada ao fornecimento de mudas apropriadas ao projeto.
Sugiro um contato com o prof. Zanetti, para uma avaliação sobre eventual colaboração mútua.
A técnica utilizada é a de enxerto de pequenas árvores.
TFA
MI Wilson Portes
N. 3565
Fone 99911-3803
ARLS Liberdade, Igualdade, Fraternidade n. 159

Não consigo acessar o site que fala do projeto araucária.

Parabéns por tão relevante iniciativa. 👏👏👏

Ir:Ari Lemos
Como anda o projeto de reflorestamento?
O prof. Flávio Zanette tem interesse em colaborar.
Vamos marcar uma reunião de trabalho?
TFA
MI Wilson Ported
99911-3803

Olá meu Irmão Wilson, vou passar seu contato ao responsável pelo projeto.
TFA

Caro Ir.: Ari Lemos

Continuo aguardando o contato sobre o replantio de pinheiros.

TFA

Ir.: Wilson Portes

Deixe seu comentário