O Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná (GLP), Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá, iniciou nesta última semana a instalação no Trono do Rei Salomão dos Veneráveis Mestres eleitos nas Augustas e Respeitáveis Lojas Simbólicas da jurisdição, para o período administrativo 2024 a 2026.
No total serão realizadas 24 sessões, nas quais a Comissão Instaladora percorrerá os Orientes de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Pato Branco, Foz do Iguaçu, Toledo, Umuarama, Campo Mourão, Cambará, Cornélio Procópio, Londrina, Apucarana, Maringá e União da Vitória, para realizar a instalação de 164 Veneráveis Mestres.
A instalação de um Mestre representa a outorga do Grão-Mestre para que estes, a partir da cerimônia, possam constituir Maçons, bem como elevá-los ao grau de Companheiro e exaltá-los ao grau de Mestre. “É um momento especial que garante a perenidade da Ordem e a alternância de comando nas Lojas. Devemos lembrar que ser eleito para presidir os trabalhos é a maior honraria que uma Loja pode conceder a um Irmão”, explica o Grão-Mestre.
“Este também é um momento no qual, em nome da GLP, podemos agradecer e enaltecer o trabalho e o empenho daqueles que guiaram suas Lojas nos últimos anos”, reforça Marco Antônio.
O Grão-Mestre está sendo acompanhado nas cerimônias pelo Deputado do Grão-Mestre Irmão José de Faria, pelos Past Grão-Mestres Irmão Valdemar Kretschmer, João Carlos Silveira e Iraci da Silva Borges, além de Delegados, Ministros do Superior Tribunal Maçônico, Grandes Oficiais e demais Mestres Instalados das Lojas.
As Instalações estão sendo realizadas com uma média de sete Lojas por cerimônia.
A primeira delas ocorreu no dia 24, com as ARLS: ARLS: Ordem e Progresso nº 58, Antônio Serur nº114, Antônio André Jansson nº161, Obreiros de Pinhais nº 95, Âncora Fraterna nº 166, Caminhos de Peabiru nº 164, Colunas da Harmonia nº 149, Templários da Fraternidade de Curitiba nº 167.
No dia 25, com as ARLS: Dario Vellozo nº 6, Luz de Curitiba nº 68, Fraternidade e Paz nº 89, Trajano Ferreira Martins nº 111, Liberdade, Igualdade e Fraternidade nº 159, Philantropia e Liberdade nº 194 e Pedro Mortensen Netto nº 170.
No dia 26, com as ARLS: Fraternidade Paranaense nº 5, Acácia da Liberdade nº 107, Joel Pereira Lima nº 113, Hugo Simas nº 92, Engenharia Vital nº 125, Sanctum Sanctorum nº 169, Cavaleiros da Virtude nº 183 e Ordem dos Templários nº 189.
E no dia 27, com as ARLS que praticam o ritual de Emulação: Liberdade nº 81, Emiliano Perneta nº 119, Renascer nº134, Cavaleiros de São João nº 156, Cavaleiros Templários nº160, Trabalho e Virtude nº 193, Acácia do Oeste II nº 88, Colunas da União nº 175 e Guardiões do Fortim Atalaia nº 188.