Nos dias 23 e 24 do corrente mês, o Sereníssimo Grão-Mestre Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá presidiu, nos orientes de Quedas do Iguaçu e Cantagalo, Sessão Magna de Inauguração e Consagração dos Templos Maçônicos construídos pelos Irmãos, sendo acompanhado e auxiliado por seu Eminente Deputado, Irmão José de Faria.
“Vivemos momentos inesquecíveis e que nos dão certeza da perenidade de nossa Ordem. O exemplo desses Irmãos fortifica em nós o orgulho de sermos maçons”, frisou o Grão-Mestre perante o zelo dos Irmãos, que concluíram a construção dos Templos durante a pandemia, com dedicação e o suor do trabalho.
“Agradecemos e Parabenizamos aos Eminentes Delegados, Irmãos Silvio Viganó e Marcelo Veigantes, assim como aos Irmãos Jakson Brusnello, José Carlos Dal Bosco e aos demais Irmãos, pelos momentos vividos e eternizados em nossos corações”, disse o Grão-Mestre.
O Eminente Deputado destacou a oportunidade de estar presente em eventos de grande importância e significado à Maçonaria Universal. “A inauguração de um Templo Maçônico significa a conclusão da obra consagrando-o a virtude e a verdade”, explicou. “Desse dia em diante, o interior desses Templos passa a ser local sagrado e, com isso, permite-se que as Lojas possam proceder regularmente a plenitude de seus trabalhos”, frisou.
Quedas do Iguaçu
A Loja General Osório nº192 foi fundada por um grupo de irmãos que tinham o desejo de fazer progressos na Maçonaria em Quedas do Iguaçu. Até então, a maioria desses Irmãos precisava se deslocar 75 quilômetros para frequentar sessões no Oriente de Dois Vizinhos.
Segundo o presidente da Loja, o Irmão José Carlos Dal Bosco, a Loja foi fundada em julho de 2020 e os trabalhos foram iniciados em Dois Vizinhos até que os Irmãos conseguiram arrumar local para o templo próprio. “Foram seis meses de trabalho no qual os Irmãos se revezaram para concluir o Templo, o primeiro em Quedas do Iguaçu”, contou. “Temos uma responsabilidade muito grande e já temos cinco profanos para iniciar em breve”, adiantou.
“Com o tempo, mais homens de bons costumes serão descobertos e melhorados em Quedas do Iguaçu”, disse o Delegado do 16º Distrito Maçônico e filiado à Loja, Irmão Silvio Antonio Viganó, que destacou ainda que a inauguração do Templo, assim como a presença ativa da filantropia maçônica no município, mostrará que a Ordem só tem a contribuir com a sociedade.
A consagração e inauguração do Templo da Loja General Osório ocorreu na quinta-feira (23) e a comissão foi formada pelo Grande Orador, Irmão Glaucio Antonio Pereira; pelo Grande Secretário de Relações Interiores, Irmão Roberto Aparecido Piekarczyk; pelo Grande Mestre de Cerimônias, Irmão Welington Manuel dos Santos; pelo Irmão Viganó; e ainda pelo Grande Secretário de Ações Sociais Adjunto, Irmão Rafael Scabeni; e pelo Grande Hospitaleiro Adjunto, Irmão Vitor Hugo Fernandes da Costa.
Cantagalo
Já na sexta-feira (24) foi realizada a consagração e inauguração do Templo da ARLS Cavaleiros de São João II nº 172, localizado em Cantagalo. Segundo o Venerável Mestre da Loja, o Irmão Jakson Aquiles Busnello a Oficina tem sete anos e existência e a construção do Templo foi concluída em 2018, mas ainda não estava decorado. De acordo com ele, o planejamento da Loja foi adiado por conta da pandemia e o sonho precisou ser adiado. “Essa solenidade marca um período e o esforço dos Irmãos ao longo desses sete anos”, disse. Ainda segundo o Venerável Mestre, a primeira sessão magna, uma exaltação, já está prevista para 18 de outubro.
O Delegado do 23º Distrito Maçônico, também filiado à Loja, Irmão Marcelo Veigantes, falou sobre a importância do movimento de expansão territorial da Grande Loja do Paraná ao município, da importância do Templo a esta comunidade maçônica que congrega irmãos de Cantagalo, Laranjeiras do Sul e até de Guarapuava, e que inclusive já conta com indicados à iniciação de municípios como Candói e Virmond. “Estamos vendo a Cavaleiros de São João II se firmar como uma Loja regional, aumentando sobremaneira a responsabilidade de cada um com o legado que deixará para a cidade e para os Irmãos do amanhã.”
Na oportunidade e após a sessão, foi descerrada placa afixada na porta do Templo: “Templo Irmão Eduardo Percel Potulski”, em homenagem ao saudoso Irmão , primeiro Orador da Loja.
A comissão de inauguração deste Templo foi formada pelo Grande Orador, Irmão Glaucio Antonio Pereira; pelo Grande Secretário de Relações Interiores, Irmão Roberto Aparecido Piekarczyk; pelo Grande Mestre de Cerimônias, Irmão Welington Manuel dos Santos; do Irmão Veigantes; do Grande Secretário de Ações Sociais Adjunto, Irmão Thiago Tatim; do Grande Hospitaleiro Adjunto, Raphael Matheus Santini; pelo Mestre Instalado da ARLS Cavaleiros de São João II, Irmão Eduardo Telli Pinto de Oliveira, e também pelo Venerável Mestre da Oficina, Irmão Busnello.
Mais uma prova que a maçonaria existe e se faz e se pratica! Parabéns aos irmãos desses orientes que mesmo com a pandemia, deram uma demonstração de serem verdadeiros construtores.