A Grande Loja do Paraná (GLP) vai auxiliar na difusão dos ideais do Movimento Escotista e incentivar que Lojas Maçônicas da jurisdição apoiem a criação de Grupos Escoteiros. Estes são alguns dos detalhes do termo de parceria entre a GLP e a União dos Escoteiros do Brasil (UEB), assinado nesta quinta-feira (8) pelo Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá, pelo diretor-presidente UEB, Ivan Alves do Nascimento, e pelo diretor-presidente da UEB-PR, Rosano Ouriques.
“Os Escoteiros prestam um grande serviço em favor do gênero humano e, sem sombra de dúvidas, a Maçonaria pode auxiliar na difusão de seus valores junto à nossa Irmandade e o testemunho à sociedade. Que esta parceria dê muitos frutos às instituições, mas sobre tudo para nossas crianças, adolescentes e jovens”, disse o Grão-Mestre.
Atualmente, a UEB conta com 90 mil filiados no país, sendo aproximadamente nove mil no Paraná. Ivan Alves do Nascimento contou que o mesmo tipo de parceria está ocorrendo em outros estados e que na verdade se trata de uma oficialização de parceira, pois, na prática ela existe há muito tempo, pois o Escotismo tem muitos maçons servindo em suas fileiras. “Formalizar essa união é o início de demonstração oficial que é possível estarmos juntos em outros projetos, para termos um trabalho mais efetivo, com o apoio da Maçonaria, de levar o Escotismo a mais crianças e jovens.”
Rosano Ouriques, destacou a importância do ato no auxílio ao desenvolvimento do Escotismo no Paraná, oferecendo uma educação não-formal ao máximo de jovens possível, visando a construção de um mundo mais justo e fraterno.
“São duas instituições centenárias que prezam valores de caráter, de honestidade, de fraternidade e de justiça para o bem da humanidade. O Movimento Escoteiro, tem isso muito forte, através do programa educativo que ele aplica aos jovens para construir homens e mulheres de caráter, que vão contribuir para a sociedade como um todo”, disse Ourique.
Palavras que foram endossadas pelo Eminente Deputado do Grão-Mestre, Irmão José de Faria, que a completou pela semelhança da filosofia do Escotismo e da Maçonaria. “Nós, na Maçonaria, dizemos que o nosso objetivo é tornar feliz a humanidade, pelo amor, pelo aperfeiçoamento dos costumes, pela tolerância, pela igualdade, pelo respeito e autoridade e a crença de cada um, trabalhos muito pela disciplina para o bem do próximo e vemos que os Escoteiros também trabalham dessa forma, para o bem do próximo, educando as crianças, adolescentes e jovens para que sejam homens e mulheres bons para melhorar nossa sociedade”, disse.
Ainda participaram da solenidade, o presidente do Superior Tribunal Maçônico, Irmão Lincoln Lourenço Macuchi, o Grande Secretário de Comunicação Institucional da GLP, Irmão Ari Lemos, o Irmão e Escoteiro Rafael Tostes Salin e Souza, que teve atuação ativa para a realização da parceria, além de demais irmãos e membros da UEB que estiveram presentes.
Leia o termo de Parceria entre a GLP UEB-PR na íntegra.