A Grande Loja do Paraná e as Inspetoria Litúrgicas do REAA do Paraná, comemoraram o Dia do Maçom neste sábado (19), com um evento híbrido realizado em Curitiba, na Associação Filosófica Fênix, que contou com a participação de Maçons de todo o estado.
O Dia do Maçom no Brasil é comemorado no dia 20 de agosto e a data foi escolhida em referência ao papel da Maçonaria na Independência do Brasil, pois neste mesmo dia, no ano de 1822 ocorreu uma sessão histórica onde o Irmão Gonçalves Ledo em discurso pediu a Independência da Nação, discurso que foi materializado em um documento, que foi encaminhado ao então príncipe Regente, Dom Pedro I.
“Estamos aqui para homenagear a dedicação e a constância do trabalho voltado à regeneração do gênero humano, prestado por aqueles que diuturnamente, tendo aprendido a manejar o maço e o cinzel, aperfeiçoam-se e tornam-se transformadores da realidade social sendo um exemplo de conduta por onde passam: os Maçons”, disse o Sereníssimo Grão-Mestre da GLP, Irmão Marco Antônio Correa de Sá.
“Hoje é mais um dia de festa, como diz um mestre bem conhecido entre nós: viemos aqui para sermos felizes, nos divertir e comemorar a oportunidade da vida em fraternidade, em local apropriado para sermos felizes e tornarmos felizes a humanidade. Hoje, comemoramos o Dia do Maçom mais uma vez, em um hino ao Grande Arquiteto do Universo, com alegria e fazendo o que mais gostamos, estudando Maçonaria”, disse o Irmão Manif Antônio Torres Julio, Membro Efetivo do Supremo Conselho do Grau 33 do REAA e Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 1ª Região Litúrgica do Paraná, em referência às duas palestras da Ordem do Dia, que versaram sobre ensinamentos maçônicos, proferidas pelos Irmãos Nilson Marchioro e Cristiano Schmidt.
Ainda coroando o caráter educacional do evento, foi realizado o lançamento do tomo quatro de uma coleção que versa sobre os Graus Filosóficos do REAA, obra do Irmão Nilson Toledo, que, por sua vez agradeceu a oportunidade de produzir e compartilhar com os Irmãos os conhecimentos adquiridos durante os 42 anos de caminhada maçônica. Ele finalizou dizendo que o simples agradecimento e o sorriso dos irmãos é para ele, o maior pagamento que pode receber pelo trabalho realizado.
O evento contou com a presença física do Past Grão-Mestre Valdemar Kretschmer e de forma virtual de diversas autoridades maçônicas da Grande Loja do Paraná e das Regiões Litúrgicas, como o Eminente Deputado, Irmão José de Faria, e os Soberanos Inspetores Litúrgicos das demais regiões do Estado, como também dos Past Grão-Mestres Irmãos João Carlos Silveira e Iraci da Silva Borges, entre outras autoridades maçônicas.
Troca de bastão na 1ª Região Litúrgica
Aproveitando a oportunidade, o Irmão Manif anunciou que a partir do dia 20 de agosto deixa o cargo Soberano Grande Inspetor Litúrgico para a 1ª Região, cargo que exerceu com esmero por 16 anos, e que este seguirá sob a responsabilidade do Irmão Carlos Munhoz. Na sequência, Manif leu os atos do Soberano Comendador Jorge Luiz de Andrade Lins que oficializaram o anúncio. Manif seguirá trabalhando em prol do REAA, como Membro Efetivo do Supremo Conselho do Grau 33.
“Vivemos um momento de sucessão do mais alto cargo da 1ª Região Litúrgica do Estado do Paraná, depois de 16 anos de exercício eficiente, progressista e de notória evolução, decidiu o irmão Manif por bem, passar o bastão. Assumo essa responsabilidade com humildade, serenidade e apoio dos meus irmãos, e contigo a meu lado (Manif), o que me ajuda e encoraja”, declarou Munhoz, o novo Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 1ª Região.
Assista o evento: https://www.youtube.com/watch?v=2ud7jyOZDhc