As comemorações da posse do Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá, e de seu Eminente Deputado, o Irmão José de Faria, reuniram 25 Grão-Mestres da Maçonaria Regular Brasileira, representantes da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB), Confederação Maçônica Interamericana (CMI), Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 do REAA e suas respectivas comitivas, em um jantar dançante que contou com uma presença superior a 600 Irmãos e Cunhadas, no último dia 25 março, em Curitiba.
Acompanhados por uma apresentação de Gaita de Fole, os empossados foram conduzidos ao salão principal do Madalosso no qual eram aguardados pela família maçônica, da mesma forma como também foram recepcionados os Grão-Mestres e demais autoridades presentes, para a confraternização que também serviu para marcar e homenagear os 82 anos da Grande Loja Maçônica do Estado do Paraná.
O Sereníssimo Grão-Mestre da GLP, Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá, ressaltou a alegria em poder comemorar com os Irmãos, principalmente depois do período necessário de distanciamento social. “Me enche o peito uma sensação indizível, de extrema felicidade. Fomos privados, por conta do destino, desse contato olho no olho e do abraço fraterno que tanto nos anima e nos fortalece, mas finalmente o Grande Geômetra, o Grande Arquiteto do Universo, nos brinda com a possibilidade de finalmente nos abraçarmos e nos confraternizarmos para que possamos dizer o orgulho que temos de sermos Maçons e de pertencermos à GLP, à Maçonaria Paranaense, Brasileira e Universal”, disse. “Isso serve de combustível para continuarmos nossa caminhada em prol do progresso e da evolução”, frisou.
O Eminente Deputado, Irmão José de Faria, também relembrou que, em 2020, por conta do período pandêmico, não foi possível que se realizasse a posse e, da mesma forma, as comemorações alusivas aos 80 anos da GLP. “Hoje vivemos um momento de muita alegria e felicidade no qual prestamos homenagem aos Past Grão-Mestres que nos conduziram até a data de hoje, quando comemoramos os 82 anos da nossa GLP”, disse.
O Irmão Aldino Brasil de Souza, Secretário Geral da CMSB, disse que os Irmãos Marco Antônio Corrêa de Sá e José de Faria são Irmãos importantes para a Maçonaria Brasileira. “Agradeço aos Irmãos da Grande Loja do Paraná que nos presentearam com mais três anos convivência com esses Irmãos [na CMSB], onde eles compartilharão conosco muitas experiências e atividades de sucesso da GLP”, ponderou. “Estar aqui hoje dá orgulho e satisfação, por poder abraçar a GLP e desejar os parabéns e muitos anos de atividades. Essa é uma Grande Loja que tem se destacado na CMSB e também internacionalmente”, destacou.
O irmão Geraldo de Souza Macedo, secretário Executivo da CMI, que é paranaense de nascença e que recebeu o título de membro honorário da GLP em 2022, reforçou o sentimento de estar em casa e de felicidade em participar das comemorações. “Estar aqui, nessa festa tão bonita que a GLP está fazendo em comemoração aos seus 82 anos é muito importante para a Maçonaria Brasileira e Universal, concomitantemente com a posse dos Irmãos Marco Antônio e José de Faria, o que tem o significado de mais três anos de trabalho competente e isso é muito importante para a Maçonaria, especialmente para a CMSB onde faz parte a nossa GLP”, disse.
Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina e presidente da 51ª Assembleia Geral Ordinária da CMSB, realizada em Curitiba na sexta-feira que antecedeu a posse, destacou que este era um dia especial para toda a Maçonaria e não apenas para a GLP, mas sobretudo para a GLP. “Temos a honra e o privilégio de estarmos aqui celebrando com saúde, vendo o profícuo trabalho que a GLP desenvolve por meio dos Irmãos, Irmãos que pensam grande e que fazem Maçonaria com “M” maiúsculo, no sentido de estarem sempre buscando estabelecer um mundo mais justo e perfeito”, disse. “Deixo meu tríplice abraço fraternal a todos os meus Irmãos e a toda a família maçônica paranaense.”
Assembleia Legislativa
Anteriormente, no período da manhã, ocorreu a primeira Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa da GLP de 2023, quando o Sereníssimo Grão-Mestre e o Eminente Deputado foram reconduzidos aos cargos para o exercício do mandato no triênio 2023 a 2026, momento no qual prestaram seus juramentos em prol da GLP em um momento ímpar de congregação com os quase 500 Irmãos que acompanharam a sessão.
Durante a primeira Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa de 2023, também ocorreu a eleição dos Ministros do Superior Tribunal Maçônico, por votação dos Veneráveis Mestres das Lojas da jurisdição. Sendo eleitos como Ministros Titulares os irmãos: Eduardo Vieira, Fernando Sergio Lopes, Diogo Brochard Menoncin, Eduardo Rosa Leal, Léo Marcos Paiola e Pedro Henrique de Souza Hilgenberg; e como Ministros Suplentes os irmãos: Leonel Eduardo de Araújo e Rui Ghellere Ghellere. E ainda foi realizada a prestação de contas referentes ao exercício de 2022, que foram aprovadas por unanimidade.
Em ambos os eventos, o Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Grau 33 do REAA para a República Federativa do Brasil, Poderoso Irmão Jorge Luís de Andrade Lins, se fez representar pelo estimado Irmão Manif Antônio Torres Júlio, Membro Efetivo do citado Supremo Conselho e Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 1ª Região Litúrgica do Paraná.