Dia do Maçom 2021 é comemorado com brinde virtual

O dia 20 de agosto de 2021, o Dia do Maçom, foi comemorado com um brinde virtual de aproximadamente 460 Irmãos, que no ato representaram as 178 Lojas da jurisdição e a Maçonaria Universal.

A noite foi abrilhantada pela apresentação do Grão-Mestre da Grande Loja Legal /Regular de Portugal, Irmão Armindo Azevedo, que falou sobre a Maçonaria na Europa e os reflexos da pandemia, e do Irmão Cristiano Marcos D’alcântara Shimitt que fez uma análise histórica das raízes da solidariedade na formação maçônica, destacando o lapidar e a erosão das pedras brutas.

Ser Maçom

O Sereníssimo Grão-Mestre da GLP, Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá, destacou caraterísticas essenciais ao Maçom, como trabalhar incessantemente pelo aperfeiçoamento moral, intelectual e espiritual. “Não há descanso para o Maçom, pois seu Templo nunca estará completo”, frisou. “O ritual de passagem experimentado em cada grau não se limita ao cerimonial em si, mas um processo que perdura por toda a vida”, sentenciou.

O Irmão Marco Antônio ainda recitou Fernando Pessoa, em uma passagem na qual diz que o verdadeiro segredo maçônico é o segredo de vida, um sopro na alma — por tanto algo incomunicável –, e que se consolida por meio da prática da solidariedade e do amor fraterno “que formam a pedra angular dessa antiga fraternidade de que nos orgulhamos tanto de pertencer”, ponderou.

Festejar a maçonaria

O Irmão Manif Torres Julio, Membro Efetivo do Supremo Conselho do Grau 33° e Soberano Grande Inspetor Litúrgico do REEA para a 1ª Região Litúrgica do Paraná, disse que o maçom festeja com muita alegria a Maçonaria, que se trata de uma filosofia de bem viver. “O dia mais especial para um maçom é, sem dúvida, o dia de sua iniciação. Mas hoje dia de 20 de agosto é um dia de escolha, o qual os maçons brasileiros adotaram para comemorar a marcante atuação que devem ter na sociedade”, disse.

O Irmão Manif ponderou ainda que a atividade maçônica se desenvolve pela constância do aperfeiçoamento dos costumes, do civismo e da interpretação dos fatos e situações. “Portanto, trata-se de uma filosofia própria de vida, dada pela observação, pelos estudos, introspecção e ação. Todos temos um só objetivo: tornar feliz a humanidade, começando pelo equilíbrio de nossos sentimentos, sensações e reações. Nos colocando em equilíbrio com a natureza e com o próximo, seja para compreender, agir, e colaborar sempre de forma altruísta com tudo o que nos cerca.

Prece de agradecimento

“Agradeço a presença de todos. E gostaria de exprimir minha gratidão ao Grande Arquiteto do Universo por tudo de bom que Ele tem nos proporcionado, principalmente, nesse difícil período de pandemia no qual não estamos podendo nos reunir pessoalmente, mas que ainda assim estamos mantendo acesa a chama da nossa união fraternal”, disse o Eminente Deputado do Grão-Mestre, Irmão José de Faria.

Em sua fala, o Eminente Deputado do Grão-Mestre, Irmão Faria chamou aos Irmãos para a reflexão sobre o maçom que somos, o que é ser maçom e sobre todos os juramentos que fazemos em nossa caminhada na Ordem.

“Para ser o verdadeiro e bom maçom é necessário que sejamos homens exemplares, cidadãos exemplares, e verdadeiros construtores de uma sociedade justa e igualitária, dentro e fora das Lojas”, disse. “Hoje é o dia no qual reafirmamos o orgulho de sermos maçons e de pertencermos a nossa querida e amada GLP”, finalizou o Irmão Faria.

Presenças e homenagem

Ainda durante a noite, a plateia contou com as palavras construtivas do Soberano Grande Comendador do Gr 33 da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, Irmão Jorge Luiz de Andrade Lins e a saudação dos Grandes Inspetores Litúrgicos da 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Regiões, respectivamente os Irmãos José Bardini Neto, Elcio Azevedo Pinto, João Chiarelli Salgado, José Aparecido Lourenço.

O evento também contou com a participação dos Past Grão-Mestres da GLP, Irmãos Iraci da Silva Borges e João Carlos Silveira, do Past Deputado do Grão-Mestre Irmão José Fernando de Paula e demais autoridades da Grande Loja do Paraná, dos Corpos Filosóficos, e ainda do Irmão Orlando Pessuti, ex-governador do Paraná.

Homenagem

Durante o evento, o Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB), Irmão Arlindo Alves Pereira Neto, concedeu o Título de Grão-Mestre de Honra ao Grão-Mestre Português, Irmão Arlindo Azevedo, em agradecimento e reconhecimento aos esforços em prol da Maçonaria.

 

 

Related Posts

Deixe seu comentário