O Conselho de Veneráveis Mestres Curitiba e RMC, com apoio da Grande Loja do Paraná (GLP), promoveu a palestra “O que te prende à Maçonaria?” que foi proferida pelo Irmão Aldino Brasil de Souza, Past Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia (Glomaron), Grande Inspetor Litúrgico do REAA para Rondônia, delegado da Confederação Maçônica Interamericana (CMI) e membro da Diretoria da Conferência Mundial de Grandes Lojas Regulares e Membro da Academia Maçônica de Letras do Estado de Rondónia. O evento foi patrocinado pelas 33 ARLS pertencentes ao CONVEM e contou com a participação de 333 irmãos da jurisdição e convidados de diversos outros Orientes. Para assistir o evento na integra acesse aqui.
“Esta não é uma pergunta de resposta simples e tampouco fácil. Tenho certeza de que se cada irmão refletir e procurar responde-la serão várias respostas que teríamos aqui”, disse o Irmão Aldino ao ingressar no tema. Durante a palestra, ele falou ainda sobre a evolução do número de obreiros no Brasil e no mundo, a importância das sindicâncias e o papel preponderante do padrinho na formação maçônica.
“Temos muitos irmãos que foram transformados pela Maçonaria, temos diversos fatores de transformação. Mas isso não acontece por um acaso, não adianta iniciar alguém, larga-lo no banco dos aprendizes e achar que ele irá buscar sozinho essa transformação”, ponderou o Past Grão-Mestre.
Importância do Planejamento
O Irmão Aldino ainda explicou à importância do planejamento estratégico da Loja (longo prazo), da gestão (do mandato eletivo) e, inclusive, de cada sessão. “Precisamos evitar improvisos”, frisou. Ele disse ainda que tem visto Lojas desenvolvendo diversas atividades, belas obras de filantropia, mas esquecendo-se de fazer o principal. “O principal para nós é a transformação do homem! É pegar o homem bom na sociedade, trazê-lo, melhorá-lo e o devolver para sociedade ainda melhor. E muitas delas esqueceram que essa é a única razão da Loja existir. A Maçonaria existe para isso e, no dia que não tivermos mais ninguém para melhorar, poderemos fechar nossas portas”, sentenciou. “Nesse contexto, melhorar o tempo de estudos é importantíssimo”, apontou.
Por fim, o palestrante falou sobre algumas das respostas que se somam e garantem a permanência dos irmãos na Maçonaria, sendo elas: a vontade de ser uma pessoa melhor e, a partir daí, poder ajudar a sociedade a ser melhor também; traduzir o amor próprio em amor ao próximo; ser luz aos que estão nas trevas; e principalmente para evoluir.
União entre os irmãos
“Muito obrigado por compartilhar mais uma vez conosco a sua sabedoria, o Irmão Aldino personifica a sabedoria, a gentileza, a dedicação e a disponibilidade e personifica as palavras da poetiza Cora Coralina: Feliz quem transfere o que sabe e aprende o que ensina. Sem dúvidas, todos saímos daqui melhores do que quando chegamos, pelas reflexões proporcionadas por nosso irmão”, disse o Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá, Sereníssimo Grão-Mestre da GLP.
O Grão-Mestre reforçou, na fala do Irmão Aldino, a importância do planejamento estratégico exemplificando nas realizações da GLP — principalmente para concepção deste ter contado com o auxílio dos Veneráveis Mestres –, sobre a estrutura que foi criada para auxiliar os Irmãos e as Lojas. Ele destacou ainda as ações voltadas à comunicação, o aplicativo da GLP, a videoteca, e ao Aperfeiçoamento Maçônico, que conta com uma Grande Comissão que tem desenvolvido ferramental aos Veneráveis. “Nossa origem é templária. O lugar do maçom, como bem lembrou o irmão Aldino, é dentro de Loja”, afirmou. “As dificuldades de hoje muito breve passarão e retornaremos à Maçonaria raiz que tanto amamos, certos que as plataformas online vieram nos socorrer e ficarão, pois, muito nos auxiliarão administrativamente quando essa tormenta passar.”
Reflexão e prática
O Eminente Deputado do Grão-Mestre, Irmão José de Faria, ressaltou que cabe a cada irmão refletir sobre os ensinamentos que foram transmitidos e colocar em prática as respostas dos porquês de todos nos mantermos atuantes na Maçonaria.
O Irmão Faria disse ainda que todos estavam satisfeitos, principalmente da administração da GLP, pois trata-se de uma demonstração de força e união. “Entre tantos aspectos negativos e tristes que a pandemia nos trouxe, precisamos destacar um aspecto positivo, a oportunidade de reunir irmãos no número que estamos tendo, pois seria praticamente impossível reunir o número de Lojas, de irmãos, de corpos filosóficos como foi feito hoje”, frisou.
Também participaram do evento digital o Irmão Manif Antônio Torres Julio, Soberano Grande Inspetor Litúrgico, membro efetivo do Supremo Conselho do REAA e Assessor Especial do SGM; Grandes Oficiais; Delegados; Ministros do STM; o presidente do CONVEM Curitiba, Irmão Luiz Fernando Buba; os Veneráveis Mestres das Lojas patrocinadoras; entre outras autoridades maçônicas.
Registro de eventos na jurisdição
Ainda na segunda-feira (7), a ARLS Justiça e Verdade nº 97 recebeu, em reunião virtual, uma palestra do Irmão Carlos Roberto Ferreira Munhoz Costa, Delegado do SGM para o 27º Distrito Maçônico e Presidente do Consistório de Príncipes do Real Segredo Dr. Moreira Sampaio II. A palestra teve o tema: “O Painel da Loja de Aprendiz Maçom”. Para assistir ao evento na íntegra acesse aqui.
Quero cumprimentar o Ir Ari Lemos pelo excelente conteúdo informativo da matéria, que por certo estimula a participação dos IIR jurisdicionados a eventos similares, na senda de informar e formar com qualidade.
Manif
A palestra foi maravilhosa, e o conteúdo apresentado serviu perfeitamente para momento e a realidade que estamos vivenciando, onde não havendo as sessões temporárias, esse modelo de reunião e a solução..
Parabéns mais uma vez ao Irmão Palestrante e a todas as lojas participantes, bem como a GLPR.