Comenda Gralha Azul é criada para marcar os 81 anos da GLP

A Grande Loja do Paraná (GLP) comemorou 81 anos de fundação no último dia 25 em evento virtual. Durante as comemorações foi apresentado o trabalho artístico do Irmão Vantuir Pizani Antonio Junior na elaboração da Comenda Gralha Azul, que segundo o Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá, será destinada a homenagear Irmãos e personalidades da sociedade, que se destaquem por ações em prol da comunidade, da maçonaria ou da GLP.

“A Comenda foi concedida aos Past Grão-Mestres e Past Deputados do Grão-Mestre, a quem rendemos nosso sincera homenagem e agradecimento por tudo que eles representam para a GLP e para a Maçonaria Universal”. O Grão-Mestre explicou que a comenda poderá ser utilizada em seções magnas, exceto nas sessões de Pompa Fúnebre. O Grão-Mestre ainda justificou a ausência dos Past Grão-Mestres João Carlos Silveira e Valdemar Kretschmer, no encontro virtual, pois ambos não estiveram presentes por questões alheias às suas vontades.

Além do tradicional brinde virtual que selou o momento de satisfação e de felicidade dos Irmãos, o evento contou com algumas falas de autoridades maçônicas a respeito da data.

“’Sabe Sancho, todas essas tempestades que acontecem conosco são sinais de que em breve o tempo se acalmará e as coisas boas tendem a acontecer, porque não é possível que o bem e o mal durem para sempre. Segue-se que havendo o mal durado muito tempo, o bem deve estar por perto’, Miguel de Cervantes em Dom Quizote”, citou o Grão-Mestre explicando que tem convicção de que em breve os Irmãos poderão estar juntos. “Somos a soma de nossos esforços. Somos as colunas simbólicas que sustentam as Lojas, que simbolizam o Universo e que dão vida a essa Instituição que tanto amamos”, frisou.

Felicitações e orgulho de pertencer

O Irmão Marco Aurelio Bartiras foi encarregado de ler a carta enviada pelo Eminente Deputado do Grão-Mestre, Irmão José de Faria, que esteve ausente do evento virtual por motivos de saúde. No comunicado, o Irmão José de Faria agradeceu aos irmãos que os antecederam na administração e no zelo pela GLP nesses 81 anos de história. Ele também destacou o simbolismo da Corda de 81 Nós, que representa a união de pensamentos e ações, em benefício da humanidade.

O Irmão Iraci da Silva Borges, Past Grão-Mestre da GLP, falou sobre as circunstancias que ainda tolhem uma comemoração presencial. “Felizmente, a tecnologia nos permite podermos comemorar juntos esses 81 anos da Grande Loja do Paraná. São 81 anos de luta e desbravamento da Maçonaria em nosso estado, principalmente no interior, que tem dignificado o nome dessa nossa Grande Loja no mundo todo. Cumprimento a todos com um abraço virtual”, enfatizou.

O Irmão Manif Antônio Torres Júlio, Membro Efetivo do Supremo Conselho do Grau 33 do REAA, Soberano Grande Inspetor Litúrgico da Primeira Região do Paraná e Assessor Especial do Grão Mestre, também falou sobre a Corda de 81 Nós e do simbolismo que representam os nós de amizade, amor e dedicação na formação do homem integral. “Vida longa à Grande Loja do Paraná”, enfatizou.

O encontrou contou ainda com uma rápida apresentação das novidades na Intranet, demonstradas pelo Irmão Newton Dan Faoro, Coordenador de Informações da GLP.

Related Posts

Deixe seu comentário