Em 21 de abril de 1966, foi fundada no Oriente de Curitiba a:
- A. R. LOJA SIMBÓLICA TIRADENTES Nº 18.
E que completa nesta data, o seu 55º Aniversário de Fundação.
Sua fundação foi iniciativa de vários Maçons, oriundos de outros Orientes, que vieram a Curitiba por motivos profissionais ou apenas em busca de novos horizontes. Inicialmente, buscaram guarida junto a Grande Loja do Paraná, que nesta época só tinham sob a sua jurisdição tres Lojas Simbólicas em pleno exercício de trabalho maçônico: A Loja Sol do Oriente Nº 4, a Loja Fraternidade Paranaense Nº 5 e a Loja Dario Vellozo Nº 6.
Alguns desses Irmãos ao se conhecerem melhor, externavam entre si, um sentimento de saudade de suas Lojas de origem. Foi então que os Irmãos:
- Alvaro Antônio Rubini,
- Honorato da Silveira e
- Joel Pereira Lima, do Oriente de Santo Antônio da Platina;
- Arnaldo Molinari de Carvalho e
- João Julião da Silva do Oriente de Peabiru;
- Fernando Rigich Vieira do Oriente de Sorocaba – SP,
- José Neves do Oriente de Joaquim Távora;
- Domingos Camargo Ribas do Oriente de Guarapuava,
- entre outros que acalentavam o sonho de fundar uma Loja com as mesmas características ou que lembrasse as nuances das Lojas do Interior, foram avante.
Essa Ideia foi ganhando corpo e reuniões preliminares foram realizadas para discutir a viabilização desse sonho. Procuraram o Venerável Mestre da Loja Fraternidade Paranaense Irmão Antônio Serur, com a Loja apadrinhando essa ideia, cedendo seu Templo para as futuras Sessões. Por sua vez a Grande Loja do Paraná, através do Sereníssimo Grão Mestre Major Cícero Marques parabenizou com fidalguia os Obreiros e aplaudiu a iniciativa.
Após completado o processo formal da fundação, escolheram o nome de “Loja Tiradentes”, como uma homenagem ao Mártir da Independência do Brasil e definiram a data como 21 de abril. A Carta Constitutiva Provisória foi entregue numa singela reunião realizada no Templo da Fraternidade Paranaense e dirigida pelo Sereníssimo Grão Mestre Major Cícero Marques, recebendo o Número distintivo 18.
Durante os anos que seguiram à sua fundação a Loja Tiradentes Nº 18, realizou suas Sessões Maçônicas nos Templos da Loja Fraternidade Paranaense Nº 5, da Loja Apóstolos da Caridade Nº 21 e da Loja União Justiça e Verdade Nº 28. Até que em 21 de abril de 1997, concluiu seu Templo Próprio, quando foi Sagrado pelo Sereníssimo Grão Mestre Cícero Marques.
Atualmente a Loja Tiradentes Nº 18 conta com um Quadro de 73 Obreiros, sendo: 6 Aprendizes, 4 Companheiros, 44 Mestres e 19 Mestres Instalados; sendo seu Venerável Mestre o Irmão Wilson Redondo Avila.
A Grande Loja do Paraná, representada pelo Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá e do Eminente Deputado do Grão Mestre Irmão José de Faria, vem Saudar e Parabenizar, todos os seus Obreiros, pela passagem do Aniversário de 55 Anos de existência da Loja Tiradentes Nº 18, pela contribuição dada a Maçonaria Paranaense na lapidação de valorosos Irmãos, e assim, lançando boas sementes na busca da felicidade do gênero humano. Lembrando aos Maçons Ativos, lembrar daqueles que hoje estão no Oriente Eterno e que colocaram a sua pedra na construção do Edifício Social e brilhar na Constelação da Grande Loja do Paraná.
Parabéns Loja Tiradentes Nº 18 – do Oriente de Curitiba. – Viva ! Viva ! Viva !
Bela homenagem.
Obrigado Queridos IIr.’.
Parabéns a todos os obreiros da loja Tiradentes 18.!!! Viva! Viva! Viva!
Linda homenagem. Parabéns a GLP e em especial a Loja Tiradentes 👏👏👏
Parabéns a grande Família Tiradentes nr18!!!
Penso que Tiradentes é como uma figura alegórica para o imaginário nacional, como Hiram Abiff o é para o imaginário maçônico. Um herói, um ícone da liberdade e da audácia contra os poderosos. Num Pais de anti-heróis, de traidores, de aventureiros descompromissados, é importante tem um Tiradentes.
Salve 21 de Abril como resgate de uma dignidade ainda possível para o provo brasileiro.
Salve a Loja Tiradentes !!! e nosso Herói !!!
Abraços aos queridos IIr.’. !!!