Foi fundada em 17 de junho de 1073, no Oriente de Ivaiporã a:
- A. R. L. S. FÊNIX Nº 32.
Que comemorará o seu 48º Aniversário. Autorizada pela Carta Constitutiva que foi assinada pelo saudoso Grão Mestre Major Cícero Marques.
Os seus fundadores foram os seguintes Irmãos:
- Claudio Anicci. (Mestre Instalado e Remido – Membro Ativo)
- Enéas Circhia.
- Max Arthur Greipel.
- José Sebastião da Silva Filho.
- Mário Luigi Preto.
- Antonio Tomáz Gonsales Pietrobom.
A Loja Fênix desde a sua fundação, sempre cooperou com outras entidades filantrópicas do município, assim como, outras associações, sejam através de doações, ou da participação direta, com a presença de Irmãos compondo suas diretorias, casos do Lar dos Velhinhos, desde a fundação no Observatório Social, na APAE. Com representantes no Conselho Municipal de Segurança, de Saúde, de Desenvolvimento.
Patrocina o Capítulo DeMolay do Vale do Ivaí Nº 885 desde a sua fundação. Foi declarada de Utilidade Pública Municipal conforme Lei Nº 403/82 de 6 de setembro de 1982.
A Loja Fênix passou a ter sua sede própria, a partir de 1975, em terreno amplo e bem situado (Na Avenida Tancredo Neves, 1007), já passou por reformas, sendo ampliada com a construção do Salão de Festas.
Atualmente, a Loja conta no seu Quadro de Obreiros com 22 Irmãos Ativos, sendo: 4 Aprendizes, 1 Companheiro, 2 Mestres e 15 Mestres Instalados e o seu Venerável Mestre é o Irmão Carlos Roberto Mareze.
Ao completar o seu 48º Aniversário de Fundação, a Grande Loja do Paraná, através do Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá e do Eminente Deputado do Grão Mestre Irmão José de Faria, saúdam os Irmãos da Loja Fênix Nº 32 do Oriente de Ivaiporã na pessoa do Irmão Claudio Anicci, um dos fundadores e Membro Ativo do Quadro da Loja, “Parabenizando-os”, pelo esforço, dedicação, cuidados e comprometimento com a Ordem, Irmãos que participaram e participam ativamente deste Ateliê dedicado ao aprimoramento do Homem e consequentemente o avanço em direção a Luz.
Viva ! Viva ! Viva ! – Parabéns Loja Fênix Nº 32 de Ivaiporã.