Foi fundada em 31 de março de 1993, no Oriente de Alto Piquiri, à:
- A. R. LOJA SIMBÓLICA OBREIROS DA LIBERDADE Nº 96.
E que completa, 28 anos de existência, com uma história de abnegação e de apoio de Irmãos.
A Loja Obreiros da Liberdade surgiu pelo esforço do Irmão José aparecido Cruz, Promotor de Justiça da Comarca de Alto Piquiri o qual em conversa com mais 5 Irmãos decidiram-se a fundar uma Loja Maçônica no Oriente de Alto Piquiri, porém, faltava um Irmãos para preenchimento dos 7 Irmãos necessários para sua fundação. Assim como, buscava-se o apoio de uma Loja já existente para o apoio.
Esse apoio veio da Loja Estrela de Umuarama Nº 27 de Umuarama, inclusive com o apoio do Irmão Antônio Alfredo de Freitas, que na época estava adormecido, vindo a compor o sétimo elemento necessário a fundação da Loja Obreiros da Liberdade.
Foram fundadores da Loja:
- JOSÉ APARECIDO CRUZ.
- SEBASTIÃO JOSÉ GONÇALVES.
- ORESTES ANTÔNIO ALDROVANI.
- REINALDO ANTONIASSI.
- MÁRCIO DOS SANTOS IRIA.
- MOISÉS ELEOTÉRIO DE SOUZA E
- ANTÔNIO ALFREDO DE FREITAS.
Assim, o Irmão Reinaldo Antoniassi, conversou com o Sr. Francisco Ferreira dos Santos, Prefeito Municipal de Alto Piquiri à época, pedindo-lhe a doação de madeiras de escolas que haviam sido demolidas, para Construção do Templo, eis que os Irmãos fundadores já possuíam um terreno, obtido pela venda de uma Rifa de um Aparelho de Som.
Com a concretização da doação das madeiras, o Irmão Antoniassi contratou um construtor, que deu inicio a Construção do Templo, enquanto os Irmãos fundadores organizaram um “Livro de Ouro” para fins de arrecadação da verba necessária ao pagamento das despesas.
Assim, em 31 de março de 1993, foi fundada a Loja Obreiros da Liberdade, em reunião realizada na Rua União dos Palmares Nº 820 em Alto Piquiri cujas obras de Construção do Templo estavam em andamento.
Vale ressaltar que o Irmão Arlindo Catelan, fez parte da reunião de fundação, contudo, não chegou a filiar-se na Loja, porém, todos unanimemente rendem homenagens que por anos ajudou assiduamente nas reuniões da Loja, bem como, o Irmão Geraldo Dirceu Beságio que também participou dos primeiros anos da Loja, mesmo sem ser filiado.
Justo lembrar, que em vários momentos de dificuldades, sempre a Loja foi socorrida pelas Lojas Estrelas, tanto a Loja Mãe Estrela de Umuarama 27, como pela Estrela do Oeste II Nº 31 de Assis Chateaubriand e Estrela do Oeste I Nº 24 de Toledo.
No dia 5 de setembro de 1993, foi realizada a Sessão Magna de Sagração do Templo e Entrega da Carta Constitutiva Provisória, conforme Ato 018 – 1992/1995 assinado pelo Sereníssimo Grão Mestre Sidnei Pinto, que se fez presente ao Lado do Irmãos João Carlos Silveira.
A entrega da Carta Constitutiva Permanente , assim como, a Sessão de Regularização, que aconteceu conforme Decreto 014 – 1992/1995.
A Loja Obreiros da Liberdade Nº 96, para o biênio 2020/2022 é dirigida pelo Venerável Mestre Irmão Jamil Rico, sendo composta por 12 Irmãos, sendo: 2 Aprendizes, 1 Companheiro, 3 Mestres e 6 Mestres Instalados, estando jurisdicionada ao 11º Distrito Maçônico, tendo como Delegado do Grão Mestre o Irmão André Balbino Bonnes.
A Grande Loja do Paraná, representada pelo Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá e pelo Eminente Deputado do Grão Mestre Irmão José de Faria, juntamente com toda Jurisdição vem “PARABENIZAR” a Loja Obreiros da Liberdade Nº 96 do Oriente de Alto Piquiri, pela passagem do 28º Aniversário de Fundação. Certos de que Unidos pelo cimento místico, todos os Irmãos continuam motivados e com a mesma abnegação e dedicação dos fundadores, continuam motivados para o crescimento e engrandecimento da Maçonaria de Alto Piquiri.
Parabéns Loja Obreiros da Liberdade Nº 96 de Alto Piquiri – Viva ! Viva ! Viva !