A Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB) terá uma Comissão de Educação e Cultura. O anúncio foi feito durante 50ª Assembleia Geral Ordinária pelos recém-eleitos Secretário-Geral e Secretário-Geral Adjunto da CMSB, respectivamente os Irmãos Aldino Brasil de Souza (GLOMARON)e Ronaldo Fernandes (GLESP).
O evento foi realizado de forma híbrida em Sergipe, entre os dias 7 a 11 de julho. A Grande Loja do Paraná foi representada pelo Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá, que participou na modalidade online e contou com a assessoria do Eminente Deputado do Grão-Mestre, Irmão José de Faria e pelo assessor especial do Grão-Mestre, Soberano Inspetor Litúrgico e Membro Efetivo do Supremo Conselho do REAA, Irmão Manif Antônio Torres Julio. Também participou da Assembleia o Past Grão-Mestre da GLP e Eminente Secretário-Geral Adjunto Ad Vitam da CMSB, Irmão João Carlos Silveira.
Estudo maçônico
A Comissão de Educação e Cultura será formada por algumas Grandes Lojas, entre elas a GLP, que será representada pelo Irmão Manif Antonio Torres Júlio.
Segundo o Grão-Mestre, a comissão terá por finalidade proporcionar às 27 Grande Lojas confederadas, que representam aproximadamente 130 mil irmãos, material voltado ao aprendizado e cultura maçônica.
“A criação desta comissão representa a busca da integração entre as Confederadas através da atenção voltada ao aperfeiçoamento maçônico”, destacou o Grão-Mestre. “Sem dúvidas a comissão reforça o pioneirismo da GLP com a criação da Grande Comissão de Aperfeiçoamento Maçônico”, afirmou.
Outra novidade apresentada na Assembleia se refere ao projeto intitulado Atitude Cidadã. “Este projeto se volta à formação do homem maçom no que tange a cidadania, a consciência cidadã na mais ampla compreensão. A GLP tem avançado também nesta direção através da Grande Secretaria de Ação Social, sua regionalização e pela Política de Filantropia Maçônica”, adiantou o Grão-Mestre.
Apoio a Portugal
Durante o evento, a CMSB concedeu uma carta de apoio à Grande Loja Legal /Regular de Portugal demonstrando o descontentamento da Maçonaria Brasileira às autoridades políticas daquele país que estão querendo cercear a liberdade de associação, com um projeto que pretende fazer que todos os maçons de Portugal, no serviço público, manifestem sua condição de iniciados ou associados.
Seminário de Relações Exteriores
Paralelamente à Assembleia, ocorreu o Seminário de Grandes Secretários de Relações Exteriores, que teve a participação dos Irmãos Nilson de Paula Xavier Marchioro e Luiz Olívio Bortolli, respectivamente Grande Secretário de Relações Exteriores e Grande Secretário de Relações Exteriores Adjunto.
Segundo o relato do Irmão Marchioro, durante o seminário foram discutidos diversos temas ligados ao fortalecimento das relações de amizade entre as Potências no país e no exterior, critérios de reconhecimento, novos tratados potenciais, auxílio mútuo na obtenção de reconhecimento, entre outros temas da pasta.