A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou, na noite de 3 de setembro de 2019, uma Sessão Solene alusiva ao Dia do Maçom – comemorado oficialmente no dia 20 de agosto, por iniciativa dos vereadores Bruno Pessuti (PSD) e Cristiano Santos (PV) (Membro Ativo da Loja Luiz Victorino Ordine Nº 168 do Oriente de São José dos Pinhais).
Durante a solenidade, conduzida pelo segundo-secretário Professor Euler (PSD), foram homenageados a Grande Loja do Paraná, representada pelo sereníssimo Grão Mestre Irmão Valdemar Kretschmer; o Grande Oriente do Brasil-Paraná , representada pelo Grão Mestre Irmão Luiz Mário Luchetta; e o Grande Oriente do Paraná, representado pelo Grão Mestre Adjunto Irmão Cristian M. Flores.
A CMC também entregou um voto de congratulações e aplausos ao ex-servidor da Casa, Irmão Waldemar José Cruz, que tem uma trajetória ligada à Maçonaria desde 1978 e filiado a Loja Apóstolos da Caridade Nº 21 de Curitiba.
Em pronunciamento, Bruno Pessuti lembrou que aprendeu com seu pai, o ex-governador do Paraná Orlando Pessuti, os ensinamentos da Maçonaria: “Agradeço ao meu pai, que foi quem me ensinou os valores da Maçonaria desde criança. Valorizando a família, agindo sempre com ética, honestidade e amor ao próximo. Por isso, me senti muito à vontade para, em conjunto com o vereador Cristiano Santos, propor esta sessão”, disse.
Coautor da iniciativa, Cristiano Santos explicou os valores que norteiam essa formação: “Não basta um bom comportamento, este deve ser acompanhado de um conjunto de virtudes, como a tolerância, o amor, o sacrifício e a disposição de servir e não ser servido. Buscar, a cada dia, o combate à tirania, à ignorância e aos preconceitos”, defendeu.
Para o homenageado Grão-Mestre Valdemar Kretschmer, da Grande Loja do Paraná, a iniciativa da Câmara é uma inequívoca demonstração de força da Maçonaria. “Representando as nossas 173 lojas, em um total de 5.550 obreiros, distribuídos em 72 municípios do Paraná, agradeço essa honrosa homenagem. Para nós, é uma demonstração inequívoca que a maçonaria está mostrando a sua cara, seus valores através dos seus obreiros e que isso está sendo reconhecido pela sociedade curitibana”, disse.