Câmara Municipal de Curitiba presta homenagem à Maçonaria

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou uma sessão em homenagem ao Dia do Maçom nesta terça-feira, dia 22 de agosto, com a presença das principais lideranças da Maçonaria no Paraná, sendo eles os Grão-Mestres da Grande Loja Maçônica do Estado do Paraná (GLP), Marco Antônio Corrêa de Sá; do Grande Oriente do Paraná (GOP), Cristian Adrian Flores Maldonado; e do Grande Oriente do Brasil/Paraná (GOB-PR), Paulo Roberto Socher.

Ao receber a palavra, o Sereníssimo Grão-Mestre, Marco Antônio Corrêa de Sá, comentou sobre a importância e influência da Maçonaria na história brasileira e ainda, explicou o motivo do dia 22 ser o dia do Maçom. “O Dia do Maçom é uma data que celebra a importância histórica e social dos maçons do país e foi escolhida para lembrar uma sessão maçônica realizada no Rio de Janeiro em 20 de agosto de 1822, na qual o irmão Gonçalves Ledo fez discurso inflamado pela independência do país”, disse.

O Sereníssimo Grão-Mestre ainda reforçou a importância da celebração como uma oportunidade para destacar as ações dos Maçons na sociedade brasileira, como instrumento de defesa da democracia e da liberdade de pensamento, além de que a homenagem é um momento ideal para que maçons reafirmem, ainda mais, seus compromissos com a ordem maçônica e com o aperfeiçoamento pessoal e coletivo.

A proposição da homenagem foi realizada pelo sobrinho e vereador Bruno Pessuti, que ainda durante o evento apresentou um projeto para transformar a iniciativa em uma solenidade anual. A sessão foi presidida pelo Irmão e vereador Professor Euler.

A sessão contou com a presença de diversas autoridades maçônicas de ambas as Potências e do Irmão e ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti. A sessão foi transmitida ao vivo pelo canal do CMC no Youtube e ainda se encontra disponível. Clique aqui.

Fotos: Carlos Costa/CMC

Related Posts

Deixe seu comentário