A Grande Loja do Paraná ganhou o seu Hino Oficial. A proposta foi apresentada e aprovada à unanimidade na primeira Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa da GLP deste ano, realizada em Curitiba no sábado (16), que contou com expressiva presença das Lojas jurisdionadas (157 das 180 Lojas com Carta Constitutivas Permanentes, o que importou na presença de aproximadamente 88%).
A obra é de autoria dos Irmãos Haroldo Augusto Moreira, Mário Ricardo Kowalczuk, ambos da ARLS Santuário de Hiram nº 93 e de Renato Cesar Tesse, da ARLS Flor de Acácia, do GOB/PR.
“Ficamos muito felizes e gratos com a iniciativa de nossos Irmãos de Francisco Beltrão em realizar tão importante trabalho em prol de nossa amada GLP”, declarou o Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá, após o encerramento dos trabalhos.
A primeira Sessão Ordinária de 2024 também contou com a entrega da Comenda Gralha Azul aos Irmãos Nilson de Oliveira Toledo, Grande Secretário de Patrimonio da GLP e membro ativo da ARLS Dario Velloso nº 6, e ao Irmão João Donizetti Garcia, membro ativo da ARLS Novos Templários nº 83. Ainda ocorreu a entrega do Diploma de Grão-Mestre de Honra da Grande Loja Maçônica do Estado do Piauí ao Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá, entrega esta realizada pelo Irmão Lúcio Antônio Neves Furtado, integrante da Grande Comissão de Aperfeiçoamento Maçônico, que esteve representando o Grão-Mestre em sessão naquele oriente.
Curso para VMs – O Irmão Antônio Pedro dos Santos, Grande Secretário de Planejamento e Gestão, apresentou o conteúdo programático do VII Encontro de Veneráveis Mestres que ocorrerá entre os dias 5, 6 e 7 de abril em Curitiba, na sede da GLP. O cronograma conta com palestras e dinâmicas, que têm por objetivo auxiliar o exercício do cargo tanto em questões ritualísticas, de gestão como também de convivência. As inscrições já estão abertas na Intranet.
Ainda durante a Sessão, o Grande Secretário de Finanças, Irmão Roberto Aparecido Piekarczyk, fez a prestação de contas referente ao exercício de 2023, devidamente aprovada pela Grande Comissão de Finanças e endossada pela totalidade dos Irmãos representantes das Lojas presentes.
Ademais, o Irmão Lincoln Lourenço Macuch fez uma apresentação sobre a Conferência Mundial de Grandes Lojas que se realizará durante o período de 27 a 30/11 no Oriente de Foz do Iguaçu, ocasião em que noticiou a realização de inédita Conferência Nacional aberta aos Aprendizes, Companheiros e Mestres durante os dias de 29 e 30/11, proporcionando, assim, o convívio e contato dos Maçons brasileiros com os Irmãos que participam da Conferência Mundial. Vale lembrar que neste ano a Conferência estará sendo sediada pela Grande Loja do Paraná e Grande Oriente do Paraná através de inédita parceria, mas sobretudo, pela Maçonaria Brasileira.
Paralelamente à Assembleia, as cunhadas estiveram reunidas e também tiveram seu primeiro encontro, no qual puderam se conhecer, tiveram dúvidas esclarecidas quanto ao papel da esposa do Venerável Mestre, sobre as Luvas Brancas, sobre as entidades paramaçônicas e ainda puderam fazer um tour pelo Casarão dos Parolin. O encontro foi coordenado pelas cunhadas Maria Helena e Vera Faria, e tiveram a contribuição de várias outras cunhadas como Bernardete Borges, Rosemarie Kretchmmer, entre outras. A ação contou ainda com o apoio do Irmão José Mario Fernandes Caxilé, membro da Grande Comissão de Assuntos Sociais.
Evento maravilhoso, com expressiva presença dos Veneráveis, Vigilantes e autoridades.