Assembleia Geral Ordinária da CMSB emite a Carta de Porto Velho

Os representantes das 27 Grandes Lojas do Brasil se reuniram durante a 52° Assembleia Geral Ordinária da CMSB, onde produziram um documento chamado “Carta Porto Velho”, no qual apontam os principais desafios da Maçonaria atual. O evento ocorreu entre os dias 12 a 14 de julho de 2023, no Oriente de Porto Velho.

“Fortes no espírito colaborativo, as Grandes Lojas enfatizam a necessidade de todos os maçons engajarem-se, ainda mais, em projetos edificantes na esfera educacional, social e filantrópica”, traz o documento assinado por todos os Grão-Mestres.

“A Carta de Porto Velho, como as mensagens sempre presentes nas Assembleias Gerais Ordinárias da CMSB, nos convida não apenas à reflexão acerca do seu conteúdo, individualmente e principalmente durante os trabalhos em nossas Lojas, oportunidade em que certamente advirão debates profícuos que apontarão ações e estratégias voltadas ao seu implemento”, explicou o Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Paraná, irmão Marco Antônio Corrêa de Sá.

A Carta ainda demonstra a preocupação do colegiado sobre o surgimento de entidades que se apropriam do título maçônico, mas que se distanciam da educação e da moral, e aproveitam-se da boa-fé do cidadão brasileiro.

Ainda durante o evento ocorreu a eleição para a nova administração da CMSB, ficando a confederação dirigida pelo Secretário-Geral Edilson de Oliveira, PGM da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais; com o auxílio de seu Secretário-Geral Adjunto, Tito do Amaral, PGM da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás; passa a responder pelas Finanças o Irmão Bolivá Marques Vieira, PGM da Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão e o Irmão Lúcio Portela permanece, por ora, nas Relações Exteriores da CMSB, em breve jurisdicionado à Grande Loja do Paraná.