Supremo Grande Capítulo do Sagrado
Arco Real de Jerusalém da Grande Loja do Paraná
1

 

nossa história
1

Durante a realização da LXIII Assembleia Geral Ordinária da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, que foi realizada em Belo Horizonte – MG entre os dias 26 a 30 de julho de 2014, foram iniciadas as tratativas da intenção da Grande Loja do Paraná junto à Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, por meio do seu então Sereníssimo Grão Mestre Irmão Ronaldo Fernandes, em fundar em nossa jurisdição um Capítulo do Sagrado Arco Real. Estavam presentes nessa assembleia o Sereníssimo Grão Mestre Irmão Valdemar Kretschmer, o Deputado do Grão Mestre Irmão Euclides Felipe e o Past Grão Mestre Irmão Iraci da Silva Borges.
Após essas tratativas iniciais, um primeiro grupo de 08 Irmãos, da alta administração foi formado para na cidade de São Paulo serem Exaltados no Sagrado Arco Real de Jerusalém no mês de novembro de 2014. Esse foi capitaneado pelo Sereníssimo Grão Mestre Irmão Valdemar Kretschmer.
No ano de 2015 outros 16 Irmãos foram Exaltados no Sagrado Arco Real na cidade de São Paulo. Esses 16 Irmãos somaram-se aos 8 Irmãos que haviam sido Exaltados em 2014 e peticionaram junto ao Supremo Grande Capítulo de Maçons do Santo Real Arco de Jerusalém do Estado de São Paulo, uma carta patente para fundação de um Capítulo do Arco Real em Curitiba, embora ainda jurisdicionado ao Supremo Grande Capítulo de São Paulo.
Após meses de preparação, em 12 de dezembro de 2015, a comitiva da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo acompanhada do Sereníssimo Grão Mestre e Grande Primeiro Principal Irmão Ronaldo estiveram em Curitiba para essa fundação, consagração e entrega da carta patente do Capítulo Liberdade Nº. 37.
O Capítulo Liberdade Nº 37, recebeu esse nome em virtude do patrocínio da A.R.L.S. Liberdade Nº. 81. É uma tradição pelo fato de o Arco Real estar diretamente ligado ao simbolismo e que ele seja patrocinado por uma Loja simbólica e por isso leva o seu nome quando da sua fundação.
Os anos seguintes foram de muito trabalho. O Primeiro Principal do Capítulo Liberdade Nº. 37 nos dois anos seguintes 2016/2017 foi o Irmão e Companheiro Iraci da Silva Borges. Foram realizadas algumas cerimonias de Exaltação de Irmãos, em vista da fundação de mais três Capítulos do Arco Real. Nessas cerimonias recebemos Irmãos vindos de Ponta Grossa, Maringá e Guarapuava, além de uma cerimônia que foi realizada em Maringá, e com muitos Companheiros exaltados, nos proporcionou peticionar junto ao Supremo Grande Capítulo de Maçons do Santo Real Arco de Jerusalém do Estado de São Paulo, uma carta patente de Supremo Grande Capítulo na jurisdição da Grande Loja do Paraná sob à administração do Sereníssimo Grão Mestre Irmão Valdemar Kretschmer.
O ano de 2017 foi marcado pelo fortalecimento do Capítulo Liberdade Nº. 37, a organização da fundação de mais três Capítulos (Ponta Grossa, Maringá e Guarapuava, e a preparação da cerimônia de fundação e consagração do Supremo Grande Capítulo do Sagrado Arco Real de Jerusalém da Grande Loja do Paraná.
Em 01º. de outubro de 2017 recebemos à correspondência aprovando a fundação dos três Capítulos e do Supremo Grande Capítulo.
Na manhã de 21 de outubro de 2017, em Sessão Memorável, nas dependências do Alta Reggia Plaza Hotel, o Supremo Grande Capítulo dos Maçons do Santo Real Arco de Jerusalém da Grande Loja do Estado de São Paulo, através do Soberano Sumo Sacerdote e Grande Primeiro Principal Companheiro Ronaldo Fernandes (Grão Mestre da GLESP) juntamente com seus 1º. e 2º. Principal Companheiros Aleksandar Jovanovic e Vlamir Camargo Barbeiro, fundaram, consagraram, instalaram os futuros grande oficiais do Supremo Grande Capítulo e instalaram e deram posse aos principais dos Capítulos recém fundados, sendo eles:
• Capítulo do Arco Real Cavaleiros da Liberdade 02 – Ponta Grossa
• Capítulo do Arco Real Paz e Amor 03 – Maringá
• Capítulo do Arco Real Acácia do Terceiro Planalto 04 – Guarapuava
Na parte da tarde, com a presença de grande número de Companheiros, os Três Grandes Principais do Supremo de São Paulo, fundaram, consagraram e fizeram a entrega da carta patente do Supremo Grande Capítulo do Sagrado Arco Real de Jerusalém da Grande Loja do Paraná, que foi recebida pelo Soberano Sumo Sacerdote Companheiro Valdemar Kretschmer das mãos do Soberano Sumo Sacerdote do Supremo Capítulo dos Maçons do Santo Real Arco de Jerusalém do Estado de São Paulo, Companheiro Ronaldo Fernandes.
Nesta mesma cerimonia o Companheiro Valdemar Kretschmer deu posse aos grandes oficiais do Supremo Grande Capítulo.
Fica registrada nesse relato, a gratidão da Grande Loja do Paraná pelo apoio incondicional recebido da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, para que o Sagrado Arco Real se tornasse realidade em nossa jurisdição.
Fato marcante ainda na história do Supremo Grande Capítulo e depois de muito planejamento, na manhã do dia 10 de novembro, no templo da Loja Cavaleiros da Paz

Nº. 25, Oriente de Londrina, ocorreu a Cerimônia extraordinária do Supremo Grande Capítulo do Sagrado Arco Real de Jerusalém da Grande Loja do Paraná sob a Presidência do Primeiro Grande Principal e Soberano Sumo Sacerdote Exmo. Companheiro Valdemar Kretschmer, e acompanhado pelos Grandes Oficiais do Supremo os Excelentes Companheiros Renato Alexandre Gouvea, Lincoln Lourenço Macuch, Wilson de Oliveira, Celso José Mello, Ivo da Silva Oliveira, Rodrigo Girotto, José Joaquim Pereira Melo e Ivonei Afonso Vieira; onde foi Fundado e Consagrado o Capítulo do Sagrado Arco Real Cavaleiros da Paz Nº. 05 e a Indução do seu Primeiro Principal e Instalação dos Segundo e Terceiro Principais do novo Capítulo.
A fundação do Capítulo do Arco Real em Londrina, proporciona a participação dos Companheiros de Londrina e Região, além da recepção no seu quadro de Irmãos do Grande Oriente do Paraná e Grande Oriente do Brasil – Paraná.
O Supremo Grande Capítulo e seus Capítulos jurisdicionados continuam crescendo. No final de 2019 o Capítulo do Arco Real Liberdade Nº. 01, devido ao grande número de Companheiros em seu quadro, iniciou um processo de multiplicação com a fundação e consagração de mais dois Capítulos que seriam então patrocinados pelas A.R.L.S. Antônio André Jansson Nº. 06 e a A.R.L.S. Novos Templários Nº. 83.
Assim, no dia 15/02/2020 no Salão de Eventos da Grande Loja do Paraná em Sessão Extraordinária do Supremo Grande Capítulo do Sagrado Arco Real de Jerusalém, tendo os trabalhos presididos pelo Grande Primeiro Principal e Soberano Sumo Sacerdote o Excelentíssimo Companheiro Valdemar Kretschmer, foram fundados e consagrados em cerimônia que emocionou todos presentes, os capítulos:
• Antônio André Jansson Nº. 6
• Novos Templários Nº. 7
Ambos os Capítulos foram fundados e patrocinados por um desejo expresso das Lojas Simbólicas de mesmo nome de nossa Jurisdição.
Nessa mesma sessão foram Instalados e empossados os Principais de ambos os Capítulos.

Ao caminhar para o seu quarto ano de fundação, o Sagrado Arco Real é uma feliz e consolidada realidade com 390 membros e 7 Capítulos jurisdicionados, sendo eles:

• Capítulo do Arco Real Liberdade Nº. 01 em Curitiba;
• Capítulo do Arco Real Cavaleiros da Liberdade Nº. 02 em Ponta Grossa;
• Capítulo do Arco Real Paz e Amor Nº. 03 em Maringá;
• Capítulo do Arco Real Acácia do Terceiro Planalto Nº. 04 em Guarapuava;
• Capítulo do Arco Real Cavaleiros da Paz Nº. 05 em Londrina;
• Capítulo do Arco Real Antônio André Jansson Nº. 06 em Curitiba;
• Capítulo do Arco Real Novos Templários Nº. 07 em Curitiba.
Registros antigos indicam que os membros do Sagrado Arco Real da Primeira Grande Loja da Inglaterra formaram o primeiro Grande Capítulo, assinando sua carta patente, em 22 de julho de 1766. O Supremo Grande Capítulo da Inglaterra é primeiro Grande Capítulo do mundo.
O Sagrado Arco Real, será sempre patrocinado por uma Loja simbólica que possua o mesmo nome, porém, o Arco Real é uma Ordem separada dos trabalhos maçônicos. O Supremo Grande Capítulo do Arco Real, é governado a partir da sede da Grande Loja do Paraná.
O Sagrado Arco Real não é um grau extra, desenvolveu-se ficando diretamente ligado ao Simbolismo, tendo como seu Grande Primeiro Principal e Soberano Sumo Sacerdote o Sereníssimo Grão Mestre. É considerado ao longo da história à conclusão do sistema da maçonaria simbólica ao estender a compreensão do grau de Mestre Maçom e por essa razão uma parte essencial de toda a maçonaria. Devido grande campo de interesse e teor do trabalho instrutivo, é um rico campo para os Irmãos que desejam avançar no entendimento simbólico do grau de Mestre.
De acordo com as disposições legais do sistema maçônico inglês, o Sagrado Arco Real não é um quarto Grau e nem tampouco um Grau Superior, pois ele é considerado uma complementação do Grau de Mestre Maçom e, por isso, é considerado uma Ordem. O Arco Real é na verdade parte da progressão na Maçonaria Simbólica, proporcionando ao Mestre a obtenção dos “autênticos segredos”, depois de ter adotado certos “segredos substitutos”. Com esse conhecimento ele se torna um Mestre Maçom Completo.
O Arco Real é uma Ordem Espiritual. As lições derivadas do Ritual devem nos levar a retomar o caminho de Deus, tal qual no livro de Oséias, de onde vêm as nossas palavras, lembrando-nos da misericórdia e do perdão de Deus.
Segundo Lawrence Dermott (*1720 – +1791), Grande Secretário da Grande Loja da Inglaterra (a dos Antigos), “o Arco Real é a raiz, o coração e a medula da Maçonaria Simbólica”.

Acontecimentos relevantes
1

Na manhã do dia 20/11/2021, foi realizada a Assembleia Ordinária do Supremo Grande Capítulo do Sagrado Arco Real de Jerusalém da Grande Loja do Paraná. Foi uma sessão histórica que era aguardada desde março de 2020, no entanto devido à crise sanitária do COVID-19 teve que ser adiada.
Finalmente, em manhã festiva no Templo Nobre da Grande Loja do Paraná e com a presença de todos os Capítulos jurisdicionados, sendo eles: Capítulo Liberdade 01 – Curitiba, Capítulo Cavaleiros da Liberdade 02 – Ponta Grossa, Capítulo Paz e Amor 03 – Maringá, Capítulo Acácia do Terceiro Planalto – Guarapuava, Capítulo Cavaleiros da Paz 05 – Londrina, Capítulo Antônio André Jansson 06 – Curitiba e Capítulo Novos Templários 07 – Curitiba.
Na agenda da sessão constou a transmissão do cargo de Soberano Sumo Sacerdote e Primeiro Grande Principal pelo Companheiro Valdemar Kretschmer ao Sereníssimo Grão-Mestre Companheiro Marco Antônio Corrêa de Sá, considerando que o Grão-Mestre sempre é o detentor desse honroso posto devido a ligação do Sagrado Arco Real com a potência e o simbolismo.
Após discurso emocionante do Companheiro Valdemar Kretschmer, houve a transmissão do cargo para o Soberano Sumo Sacerdote e Primeiro Grande Principal Companheiro Marco Antônio Corrêa de Sá e a entrega dos seus paramentos. Em seguida foram revestidos com seus paramentos o Companheiro Valdemar Kretschmer – Passado Primeiro Grande Principal, o Companheiro José de Faria – Segundo Grande Principal e o Companheiro Flávio Hermógenes Gaspar – Terceiro Grande Principal e por meio dos Atos 001 e 002 2020/2023 deu-se a posse aos Grandes Oficiais do Supremo Grande Capítulo do Sagrado Arco Real de Jerusalém da Grande Loja do Paraná, para o período 2020/2023, sendo eles:

Grande Escriba Esdras   –  Renato Alexandre Gouvea
Grande Escriba Neemias  –  Eduardo Vieira
Grande Registrador  –  Diancarlos Pereira de Andrade
Grande Tesoureiro  –  Rubens Vieira
Grande Diretor de Cerimônias  –  Wilson de Oliveira
Grande Principal Forasteiro  –  Lincoln Lourenço Macuch
Grande Porta Estandarte  –  Antonio Pedro dos Santos
Grande Guarda do Capítulo  –  Celso Dircksen
Grande Organista  –  Isaac Lawder
Grande Inspetor 01, 06 e 07  –  Celso José Mello
Grande Inspetor 02 e 04  –  Ivonei Afonso Vieira
Grande Inspetor 03 e 05  –  Marco Aurélio Batyras

GRANDES OFICIAIS ASSISTENTES:
Gr. 1º Assist. do Gr. Princ. Forasteiro  –  Luiz Olivio Bortolli

Gr. 2º Assist. do Gr. Princ. Forasteiro –  Celso Baldo
Grande Escriba Esdras Assistente  –  Roberto Aparecido Piekarczyk
Grande Escriba Neemias Assistente  –  Nilson de Paula Xavier Marchioro
Grande Diretor de Cerimônias Assistente  –  Ivo da Silva Oliveira
Grande Porta Estandarte Assistente  –  José Carlos Moreno Sapata
Grande Guarda do Capítulo Assistente  –  Docilmar Lopes de Quevedo
Grande Organista Assistente  –  Paulo Fernando Santana

GRANDES OFICIAIS PASSADOS:
Passado Grande Primeiro Principal  –  Valdemar Kretschmer
Passado Grande 2º. Principal  –  Euclides Felipe
Passado Grande Escriba Neemias Assistente  –  José Joaquim Pereira Melo
Passado Grande Tesoureiro  –  Cláudio Gobetti
Passado Gr. 1º Assist. do Gr. Princ. Forasteiro  –  José Wagner Coimbra Campos
Passado Grande Porta Estandarte Assistente  –  Rodrigo Girotto
Passado Grande Organista Assistente  –  Achilles Buss Junior

Ainda dentro da Assembleia houve um balanço da situação atual dos 7 Capítulos jurisdicionados apresentado pelo Comp. Renato Gouvea – Grande Escriba Esdras e a exposição do balancete e previsão orçamentária do Supremo Grande Capítulo para o ano de 2022, apresentada pelo Comp. Rubens Vieira – Grande Tesoureiro.
Concluídos os assuntos da Assembleia e no uso da palavra o Soberano Sumo Sacerdote e Primeiro Grande Principal Excelentíssimo Companheiro Marco Antônio Corrêa de Sá, agradeceu a presença de todos, externou sua alegria pela bela sessão, motivou os Companheiros na divulgação, fortalecimento e expansão do Sagrado Arco Real em nossa Jurisdição.

O Sagrado Arco Real não é um grau extra, desenvolveu-se ficando diretamente ligado ao Simbolismo, tendo como seu Grande Primeiro Principal e Soberano Sumo Sacerdote o Sereníssimo Grão Mestre. É considerado ao longo da história a conclusão do sistema da maçonaria simbólica ao estender a compreensão do grau de Mestre Maçom e por essa razão uma parte essencial de toda a maçonaria. Devido ao grande campo de interesse e teor do trabalho instrutivo, é um rico campo para os Irmãos que desejam avançar no entendimento simbólico do grau de Mestre.

Conheça mais!
1
ficou com alguma dúvida?