Capítulo do Sagrado
Arco Real Liberdade N.1
1

 

Nossa história
1

A concretização do desejo para a fundação de um Capítulo do Arco Real em nossa jurisdição se deu durante a realização da LXIII Assembleia Geral Ordinária da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, que foi realizada em Belo Horizonte MG entre os dias 26 a 30 de julho de 2014, quanto á Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, por meio do seu então Sereníssimo Grão Mestre Irmão Ronaldo Fernandes, colocou-se à disposição da Grande Loja do Paraná para a fundação de um Capítulo em nossa jurisdição. Estavam presentes nessa assembleia o Sereníssimo Grão Mestre Irmão Valdemar Kretschmer, o Deputado do Grão Mestre Irmão Euclides Felipe e o Past Grão Mestre Irmão Iraci da Silva Borges. O nome escolhido do Capítulo foi dado pela Loja que patrocinou a Instalação do Capítulo do Arco Real, nesse caso à ARLS Liberdade N. 81 do Oriente de Curitiba. Após a Exaltação de Irmãos da Grande Loja do Paraná na Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, foi fundado o Capítulo Liberdade N. 37, ainda jurisdicionado ao Supremo Grande Capítulo dos Maçons do Santo Real Arco de Jerusalém do Estado de São Paulo em 12/12/2015. Após a fundação do Supremo Grande Capítulo do Sagrado Arco Real de Jerusalém da Grande Loja do Paraná em 21/10/2017, o Capítulo Liberdade Nº. 37 passou a ser denominado como “Capítulo do Arco Real Liberdade Nº. 1”.
Fundadores: Antonio Pedro dos Santos, Celso Dircksen, Daniel Luiz Schebelski, David Lachovski, Diancarlos Pereira de Andrade Euclides Felipe, Flávio Hermógenes Gaspar, Iraci da Silva Borges, Ivo da Silva Oliveira, Ivonei Afonso Vieira, Jackson Cesar Rodrigues, João Carlos Kincheski, João Mário Fernandes, José de Faria, Lincoln Lourenço Macuch, Luiz Alberto Maçaneiro, Mamoru Tamashiro, Marcel Alcides Leppin, Marcos Henrique Bakroni, Pedro Henrique de Souza Hilgenberg, Pedro Ricardo Souza Compasso, Renato Alexandre Gouvea, Valdemar Kretschmer e Wilson de Oliveira.
1ª Diretoria: Iraci da Silva Borges – 1º. Principal, Luiz Alberto Maçaneiro – 2º. Principal, José de Faria – 3º. Principal, Renato Alexandre Gouvea – Escriba Esdras, Lincoln Lourenço Macuch – Escriba Nehemias e Ivo da Silva Oliveira – Diretor de Cerimônias.

Carta Constitutiva Definitiva: 12/12/2015

O Estandarte da Loja: O Estandarte do Capítulo apresenta o símbolo do Capítulo do Sagrado Arco Real de Jerusalém, seu nome e estando circundado por uma corrente significando a união entre os Companheiros do Capítulo.

Passados Principais:
Iraci da Silva Borges 201 /2018
Wilson de Oliveira 2018/2019
Renato Alexandre Gouvea 2019/2020
Flávio Hermógenes Gaspar. 2020/2021
Lincoln Lourenço Macuch 2021/2022

 

Fatos relevantes da história do Capítulo: A fundação do primeiro Capítulo possibilitou a entrada do Sagrado Arco Real na Jurisdição da Grande Loja do Paraná, seu fortalecimento com a Exaltação de diversos Irmãos, a fundação de mais 3 Capítulos e a fundação do Supremo Grande Capítulo do Sagrado Arco Real de Jerusalém em 21/10/2017. Após a fundação do Supremo Grande Capítulo o Capítulo Liberdade N.37 passou a ser denominado como Capítulo do Arco Real Liberdade Nº 1. O Capítulo conta com 129 Companheiros e no seu quadro constam Irmãos da Grande Loja do Paraná e do Grande Oriente do Paraná.

ficou com alguma dúvida?