Em 20 de março de 1976, foi fundada no Oriente de União da Vitória à:
- A.R. LOJA SIMBÓLICA ACÁCIA I Nº 42
E que nesta oportunidade completa 45 Anos de existência e de muita história.
A Loja Acácia nasce de uma dissidência de vários Irmãos, pertencentes a Loja União III do Oriente de Porto União em Santa Catarina, que resolveram fundar uma Oficina em União da Vitória e filar-se a Grande Loja do Paraná.
A primeira reunião para fundação, ocorreu na residência do Irmão Chaquib Hassan e contou com a presença do então Sereníssimo Grão Mestre da GLP Irmão Cícero Marques, juntamente com uma comitiva de valorosos Irmãos vindos de Curitiba.
Foram fundadores da Loja Acácia I de União da Vitória, os Irmãos:
- CHAQUIB HASSAN.
- JOÃO FARIAS JUNIOR.
- JOFRE MANSUR.
- NELSON STRADIOTTO.
- VALDOMIRO GUÉRIOS.
- BOGDAN KURITZA.
- FIORAVANTE OSVALDO WOLF.
Logo em seguida foram filiados os Irmãos:
- WILSON TAVARES.
- VALDOMIRO THOMASI
A escolha do local para ser a sede da Loja, recaiu sobre um prédio antigo conhecido por “Castelinho”, que até hoje situa-se ao lado do atual e que foi gentilmente cedido por Aguinaldo Schmall, sem qualquer ônus para a Loja Acácia.
Pelas condições da cidade de União da Vitória ser margeada pelo Rio Iguaçu e em várias oportunidades sofrer enchentes, a Loja tem participado de Campanhas de Auxilio aos Flagelados, com atendimento às vitimas.
A Loja Acácia I Nº 42 tem como Venerável Mestre o Irmão Clayton Bona e conta no seu Quadro de Obreiros com 49 Irmãos, sendo 2 Aprendizes, 1 Companheiro, 39 Mestres e 7 Mestres Instalados.
A Grande Loja do Paraná, representada pelo Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antonio Corrêa de Sá e do Eminente Deputado do Grão Mestre Irmão José de Faria, se unem a todos os Maçons da Jurisdição, para “Parabenizar” pela passagem dos 45 Anos de fundação da Loja Acácia I Nº 42 de União da Vitória e todos os seus Obreiros, certos de que a semente plantada pelos fundadores, continua a render bons frutos, para o aperfeiçoamento do Homem Maçom.
Parabéns Loja Acácia I Nº 42 de União da Vitória – Viva ! Viva ! Viva !