Aniversário de 35 Anos de Fundação da Loja Fraternidade Santafeense Nº 72 Oriente de Santa Fé.

 

Fundada em 24 de setembro de 1986, a Loja Fraternidade Santafeense Nº 72 no Oriente de Santa Fé, foi filiada a Grande Loja do Paraná, mas sua história remonta do ano de 1980.

Foi iniciado no último dia do mês de junho o Irmão Chahine Wehbi Mehanna, na Loja Mãe em Astorga, a Loja Liberdade e Justiça Nº 48. Sendo possível dizer que, esse foi o início ou a semente para que houvesse a necessidade da fundação da Loja Fraternidade Santafeense Nº 72.

Ainda na Loja Mãe, foram iniciados os Irmãos Sérgio Bilha Azenha, Pedro Brambilla, João Carlos Fernandes e Pedro Augusto Fabretti. Com exceção do Irmão João Carlos já falecido, os demais são Membros Ativos do quadro da Loja, até os dias atuais.

Juntamente com esses Irmãos, a primeira Diretoria foi composta pelos saudosos Irmãos José Leonel, Armando Matarazzo Junior, Celso Garcia Pereira, Edio Martello, Gustavo João Galletti e Reinaldo Fernandes. Sendo assim composta a 1ª Administração da Loja Fraternidade Santafeense: Venerável Mestre o Irmão Sergio Bulha Azenha; 1º Vigilante o Irmão Edio Martello; 2º Vigilante o Irmão Gustavo João Galletti; Orador o Irmão Pedro Brambilla; Secretário o Irmão Pedro Augusto Fabretti; Tesoureiro o Irmão João Carlos Fernandes; e Mestre de Cerimônias o Irmão Chahine Wehbi Mehanna.

A Carta Constitutiva Provisória, foi expedida conforme Decreto Nº 042 – 1983/1986 pelo então Sereníssimo Grão Mestre Irmão Adolfo Bley em 1º de outubro de 1986. e a Carta Constitutiva Permanente em 1º de setembro de 1983 conforme Decreto Nº 014 – 1986/1989 também pelo Grão Mestre Adolfo Bley.

Inicialmente a Loja Fraternidade Santafeense, realizou suas Sessões no Templo da Loja Liberdade e Justiça, admitindo inclusive alguns Irmãos naquela Oficina, caso dos Irmãos Ailton Seide Higuti, Donizete Luiz Carvalho, Antônio da Reissureição Netto, Nelson Ubirael Scandelai e Edison Abugattas. Na transição da Loja entre o Templo da Loja de Astorga e o a construção do novo Templo, foram realizadas diversas Sessões nas instalações do Lion Clube de Santa Fé.

Em 1987 foi construido o primeiro Templo, assim como um pequeno Salão de Festas, sendo que em 1997 a Loja Fraternidade Santafeense Nº 72 erigiu seu Templo definitivo, bem como o Salão de Festas que leva o nome do Irmão Pedrinho Campos.

Em 27 de abril de 1998 foi realizada a Sagração do Templo, conforme Ato Nº 248-1996/1998 com a Presidência do então Delegado do Grão Mestre Irmão João Carlos Silveira. Foram anos de muito trabalho, dedicação, comprometimento e amor a Arte Real.

A Loja Fraternidade Santafeense, no período de 2020/2022 tem como Venerável Mestre o Irmão André Luiz Calliari Campos, contando no seu Quadro de Obreiros com 32 Irmãos, sendo: 18 Mestres e 14 Mestres Instalados.

A Grande Loja do Paraná, por intermédio do Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá e do Eminente Deputado do Grão Mestre Irmão José de Faria, saúdam, desejando Felicidades e Perenidade a Loja Fraternidade Santafeesnse Nº 72 do Oriente de Santa Fé, pela passagem do 35º Aniversário de Fundação, certos de que a semente plantada com muito amor, vem germinando e oferecendo excelentes frutos não só a Grande Loja do Paraná, mas a Maçonaria Universal.

Parabéns Loja Fraternidade Santafeense Nº 72 de Santa Fé.          –          Viva !     Viva !     Viva !

Deixe seu comentário