Aniversário de 15 Anos da Loja Serra do Mar Nº 130. (Demo)

A Augusta e Respeitável Loja Simbólica Serra do Mar Nº 130, nasceu de um sonho – sonhado por TRAJANO FERREIRA MARTINS, Irmão dos mais valorosos da Maçonaria Simbólica, que quando ainda entre nós, conversando com os Irmãos de sua Loja, mais precisamente a A.R.L.S. Dario Veloso, comentou que sonhava montar uma Loja Simbólica, a qual pensava e gostaria de denomina-la de Serra do Mar, visto as maravilhas da serra que nos separa do litoral paranaense.

Em sua homenagem, vários Irmãos, dentre eles os Irmãos José Francisco Fumagalli Martins e Odair Saboia Cordeiro, resolveram, então, fundar uma Loja, isto no Oriente de São José dos Pinhais, com o seu nome, a qual foi denominada então, A.R.L.S. Trajano Ferreira Martins Nº 111.
Naquela Loja, após sua fundação, fortalecimento e crescimento, bem como depois de já ter sido Instalado e exercido sua veneralato, o Irmão Odair Saboia Cordeiro, juntamente com outros Irmãos, estes, todos iniciados na A.R.L.S. Trajano Ferreira Martins nº 111, resolveram fundar uma nova Loja, agora sim com o nome SERRA DO MAR – sonho de Trajano Ferreira Martins – definindo-se, então, que todos os fundadores dessa nova oficina seriam da Loja Trajano Ferreira Martins.

Assim, se iniciou a ideia, que passou a ser encampada pelo Irmão hoje placetado, Luiz Ary Gin, um dos grandes baluartes da criação e fundação da A.R.L.S. Serra do Mar. A ele e o Irmão Odair, juntaram-se os Irmãos Carlos Roberto Steuck, Marcos Cordeiro, Sergio Gonçalves Lima, Agenor de Oliveira Neto, Gilberto Raut e Fabio Gin. Iniciaram-se as conversas e a construção de um Templo provisório, definindo-se que o dia de reunião seria às segundas feiras.

Buscou-se, então, a Grande Loja do Paraná, a qual deu aquiescência.
Desta forma, em 06 de julho de 2005 foi fundada a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Serra do Mar Nº 130, tendo como seu Presidente Fundador, o Ir. Odair Saboia Cordeiro (2005/2006); como Primeiro Vigilante, o Ir. Luiz Ary Gin; como Segundo Vigilante, o Ir. Vilson Gudoski; como Secretário, o Ir. Carlos Roberto Steuck; e como Orador, o Ir. Marcos Cordeiro.

Passado o período de constituição onde a Loja funcionou de forma provisória, foi então concedido pela Grande Loja do Paraná a Carta Constitutiva Definitiva da A.R.L.S. Serra do Mar nº 130, e realizadas suas primeiras eleições, tendo eleito, então, seu primeiro Venerável Mestre, o Irmão Carlos Roberto Steuck (2006/2008).
Na evolução da história, após o primeiro Venerável Mestre eleito, ocuparam o Trono de Salomão, sucessivamente, o Ir. Luiz Ary Gin (2008/2010), o Ir. Agenor de Oliveira Neto (2010/2012), o Ir. Marcos Sabag de Souza (2012/2014), o Ir. Nilson Serrato (2014/2016), o Ir. Oldemar Gehlen (2016/2018), o Ir. Layre Colino Neto (2018/2020) e, atualmente, o Ir. Marcos Luiz Grossi (2020/2022) conduz os trabalhos da A.R.L.S. Serra do Mar nº 130.

A A.R.L.S. Serra do Mar nº 130, desde sua fundação, 15 anos atrás, segue com suas colunas em pé e a ordem, pois é composta por Irmãos de Grande Valor, os quais tem garra e perseverança, todos dispostos as lutas que são propostas ou surgem no caminhar da vida maçônica.
Atualmente a Serra do Mar é composta pelos seguintes valorosos Irmãos:
– Agenor de Oliveira Neto
– Carlos Alberto Fernandes
– Carlos Laertes da Silva
– Carlos Roberto Steuck
– Elcio Luis Bordignon
– Fabiano Mesadri
– Flavio Augusto Breve
– Josemar Chaves Nizer
– Laerte Jacó Teleski
– Layre Colino Neto
– Leandro Jatte
– Leodir Caetano de Carvalho
– Luiz Antonio Yurkiewiecz
– Marcos Luiz Grossi
– Nilson Serrato
– Oldemar Ghelen

Ao completar o seu 15º Aniversário de Fundação, a Grande Loja do Paraná, através do Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá e do Eminente Deputado do Grão Mestre Irmão José de Faria, externam aos Obreiros da Loja Serra do Mar Nº 130 do Oriente de Curitiba, que com muito Amor, Determinação, Vontade e Trabalho estão conduzindo a bom porto esta Oficina, juntamente com seus Obreiros, edificando cada vez mais o trabalho da Maçonaria.

Parabéns Loja Serra do Mar Nº 130 pelos 15 Anos.

Viva ! Viva ! Viva !

Deixe seu comentário