Usando parte do discurso a ser proferido por ocasião da Sessão Magna de comemoração aos 40 anos de fundação da Loja Acácia de Goioerê Nº 29 – os Irmãos da Jurisdição da Grande Loja vão conhecer o nascimento desta importante Loja.
Na década de 70 Goioerê despontava como pólo regional, especialmente pela cultura do algodão, contando em 1975 com 100.360 habitantes, conforme dados do IBGE. Com o desenvolvimento muitos agricultores, empresários e profissionais liberais se estabeleceram em nossa cidade, incluindo maçons vindo de outras localidades. A Loja mais perto estava em Campo Mourão, obrigando um deslocamento por estrada de terra que tornava a viagem difícil e muitas vezes impossível, principalmente em época de chuva. Alguns irmãos então passaram a se reunir, inicialmente nas dependências da garagem da casa do Irmão Zilmar Aguieras, até que em 13 de março de 1972, nas dependências da Loja Maçônica Luz do Oriente em Campo Mourão realizaram a reunião de fundação da Loja Maçônica Acácia de Goioerê.
O Balaustre de fundação tem a seguinte redação:
“Aos treze dias de março de um mil e novecentos e setenta e dois, da Era Vulgar, no Templo da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Luz do Oriente I nº 11 no Oriente de Campo Mourão, tendo como 1º Malhete o Venerável desta Loja, os Irmãos que presentes e subscrevem, iniciaram os trabalhos as 20:00hs. Foi dito pelo Presidente dos trabalhos que aquela reunião tinha o fim profícuo de organizar uma Loja Maçônica e que trabalharia sob a égide da Grande Loja do Paraná, sediada em Curitiba na Rua Visconde do Rio Branco, nº 1485 e que teria como Oriente a cidade de Goioerê neste Estado. Prosseguindo, o Presidente da Sessão, interpelou a todos os presentes sobre o assunto em foco, tendo sido unânime a aprovação. Ato contínuo propôs a eleição de uma Diretoria provisória, a qual ficaria incumbida de dirigir súplica a M.R. Grande Loja do Paraná, no sentido de obter a regularização da Loja ora em fundação e providenciar para que lhe fosse dada personalidade jurídica. Em seguida foi apresentada uma chapa, a qual foi aprovada e eleita por unanimidade a qual constou os seguintes membros: Zilmar Aguieras (Venerável), João Ceolin (1º Vigilante), Celso Gamborgi Branco (2º Vigilante), Mário José Correia Ribeiro (Orador), Francisco Aleixo (Secretário), Clovis Ricieri (Tesoureiro), Iris Elio Aleixo (Chanceler), Aza Roy Schimidt (Mestre de Cerimônias) e João Batista Cunha (Hospitaleiro). Por aclamação a Assembléia decretou empossada a primeira Diretoria. Ato contínuo assumiu os trabalhos o Venerável eleito Irmão Zilmar, o qual propôs que se discutisse um nome para Loja ora fundada. Após diversas sugestões, foi aclamado o nome de “ACÁCIA DE GOIOERÊ”. Após foi franqueada a palavra e na oportunidade o Irmão Irineu (Orador) da Loja Luz do Oriente de Campo Mourão, destacou o fato em belíssima dissertação. Dando continuidade a Sessão o Tronco de Beneficências, conduzido pelo irmão Hospitaleiro fez o seu giro regulamentar e arrecadou 115,00 medalhas cunhadas, que foram entregues ao Venerável da Loja Acácia de Goioerê para as despesas com a instalação. Nada mais havendo a tratar o Venerável deu por encerrada a Sessão, invocando ao Grande Arquiteto do Universo as bênçãos a todos os presentes e a Loja ora fundada, convocando a próxima reunião para 22 de abril do ano em curso. E para constar foi lavrada a presente ata que depois de lida e aprovada vai assinada pelos irmãos presentes.”
Inserida na comunidade goioerense a maçonaria desenvolveu inúmeros trabalhos filantrópicos e através do aperfeiçoamento dos nossos costumes esteve presente através de seus membros nos vários segmentos político, social e filantrópico de Goioerê e região.
Não poderíamos atingir os objetivos sem a parceria das esposas, carinhosamente chamadas de “Acácias”, que sempre apoiaram e estiveram presentes e muitas vezes a frente das atividades, principalmente as filantrópicas e sociais. “Queridas Acácias, recebam nosso carinho e nossa gratidão pelos momentos que não estejamos juntos, como vocês as vezes dizem em nosso “Clube do Bolinha”, mas tudo que aqui aprendemos e praticamos nos ensina a sermos melhores pais e maridos. Nos ajudem e nos cobrem a colocar estes ensinamentos em prática”.
Em 18 de novembro de 2002 foi constituída a “Fraternidade Feminina Acácia de Goioerê”, entidade com personalidade jurídica própria sendo sua primeira presidente Tânia Faria Henrique, esposa do irmão Paulo Sérgio Henrique, Venerável Mestre na ocasião,
A maçonaria não poderia deixar de cuidar da juventude e através do Capitulo 168 da Ordem Demolay desenvolve importante trabalho para formação moral e intelectual de nossos jovens entre 12 e 20 anos de idade. Amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo são as virtudes praticadas por estes jovens que tanto orgulho trazem a nossa Loja.
Esta é a história resumida da Loja Acácia de Goioere, cujas imagens ajudam a contar. Rogamos ao Grande Arquiteto do Universo que os próximos Veneráveis possam manter a união, a ordem e a representatividade social que esta Loja sempre gozou em nossa comunidade.
Ó quão bom e quão suave que os irmãos vivam em união. É o que esperamos encontrar nas comemorações dos nossos 50 anos. Que assim seja!!!
É com muito orgulho e satisfação que nesta data, a Grande Loja do Paraná, saúda aos Maçons da Loja Acácia de Goioerê, em nome do Sereníssimo Grão Mestre Irmão Iraci da Silva Borges e todos os seus Delegados e Oficiais.
A Loja Acácia de Goioere conta hoje com 53 Obreiros ativos, sendo 10 Mestres Instalados, 41 Mestres e 2 Aprendizes e o Venerável Mestre para o biênio 2012/2014 é o Irmão Waldemiro Fonzar Junior.
Parabéns Acácia de Goioerê.