O Rito Escocês Antigo e Aceito foi explicado em detalhes, numa brilhante palestra proferida pelo Irmão Manif Antonio Torres Júlio, Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 1ª Região do Paraná, e membro efetivo do Supremo Conselho do Grau 33 do REAA da Maçonaria para a República Federativa do Brasil. O evento foi realizado no Templo da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Cavaleiros do Iguaçu, nº 139, no Oriente de Araucária, na noite de 17 de abril último.
Sob a presidência do Venerável Mestre, Irmão Claudio Almeida, a sessão contou a presença de 35 irmãos, dentre os quais os Irmãos Mamoru Tamashiro, Delegado do SGM; Alberto Augusto de Poli, Grande Orador da GLP e membro da Loja; Roberto Aparecido Piekarczyk, Grande Secretário de Finanças da GLP e Coordenador do CENAL da Inspetoria; Eduardo Matucheski e Fabio Marcel Becher, respectivamente Presidente e Secretário da ELP Cavaleiros da Chave de Marfim, e os Veneráveis Mestres Rafael Oliveira Vinieska, da ARLS Giuseppe Garibaldi nº 145, ambas de São José dos Pinhais. Também prestigiou a palestra o Irmão Ivan Sergio dos Santos, da ARLS Ordem dos Templários nº 189, de Curitiba.
O palestrante discorreu com maestria sobre a origem e a história do Rito Escocês Antigo e Aceito, com profunda análise da sua Filosofia e Ritualística, prendendo a atenção de todos os espectadores, do início ao fim. Em seguida, o VM abriu a palavra para as colunas, para perguntas dos irmãos, oportunizando ao Irmão Manif tirar dúvidas e explicar detalhes do Rito e da sua importância para a Maçonaria.
Em agradecimento o VM entregou ao Irmão palestrante uma moeda da Loja simbolizando a gratidão de todos os Obreiros da Oficina. Em ato contínuo o Irmão Manif homenageou o Irmão Alberto de Poli com a COMENDA SIDNEY PINTO, com o objetivo de reconhecimento público maçônico aos seus méritos de trato amável e acolhedor no convívio maçônico e social, assim como sua notoriedade da dedicação à causa da Arte Real.
A sessão foi encerrada com elogios e os agradecimentos ao palestrante, e o tema continuou no centro das conversas durante o ágape fraternal, que se seguiu.
Com informações enviadas pelo Irmão Hugo Ramos Pinto Junior – Secretário.