O Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná (GLP), Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá, esteve no último final de semana no Oriente de Manaus (AM), para participar da cerimônia de posse pública do Sereníssimo Grão-Mestre da Marcelo Peixoto, reconduzido ao comando da Grande Loja Maçônica do Amazonas (GLOMAM). Ocasião na qual foram comemorados também os 118 anos de fundação da Potência e os 150 anos da ARLS Esperança e Porvir nº1.
Segundo o Irmão Marco Antônio, o evento de posse
contou com a presença de diversos Sereníssimos Grão-Mestres integrantes da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB), Confederação Maçônica do Brasil (COMAB) e do Grande Oriente do Brasil (GOB), bem com de outros países como Inglaterra, Bolívia, Paraguai entre outros, e ainda, com a presença de autoridades civis como o Irmão Hamilton Mourão, atual vice-presidente da República do Brasil, desembargadores, deputados e representantes de instituições locais entre outras autoridades.
Assembleia anual da CMI
Ainda em Manaus, o Grão-Mestre representou a GLP na Assembleia Anual da V Zona da Confederação da Maçonaria Interamericana (CMI), que atualmente é presidida pelo Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente do Paraná, Irmão Cristian Maldonado Flores. A V Zona é a maior da CMI e congrega 39 Potências, sendo 25 Grandes Lojas (CMSB) e 14 Grandes Orientes (COMAB).
Durante a Assembleia os temas principais de debate foram: o número de Obreiros e número de Lojas, as boas práticas e desafios de 2022, e também ações para o ano de 2023.
Paralelamente à Assembleia, ocorreu também uma reunião com os Grandes Secretários de Relações Exteriores das Potências, que foi liderada pela Irmão Geraldo Macedo, Secretário Executivo da CMI, e que teve como tema principal os processos de reconhecimento entre potências da CMI.