Os Past Grão-Mestres da Grande Loja do Paraná, somados aos Inspetores Litúrgicos do REEA, apresentaram ao Sereníssimo Grão-Mestre e ao Eminente Deputado do Grão-Mestre, Irmãos Marco Antônio Corrêa de Sá e José de Faria, um pedido para que prossigam no comando administrativo da Grande Loja do Paraná para o período 2023/2026, para que assim posam cumprir o planejamento realizado, que foi prejudicado pela pandemia da Covid-19. A conclamação foi feita nessa sexta-feira (18), durante a primeira reunião da Assembleia Geral Ordinária Legislativa de 2022, no formato virtual, reunindo aproximadamente 220 Irmãos.
Representando os Past Grão-Mestres Iraci da Silva Borges e João Carlos Silveira, o também Past Grão-Mestre Valdemar Kretschmer lembrou da última eleição da GLP em 2019, realizada com chapa única, composta por irmãos de currículo invejável — que participaram ativamente das demais administrações anteriores e também dos corpos filosófico –, e ainda com um excelente planejamento para o mandato, com planos e metas que davam perspectivas muito positivas e que foram adiados pela pandemia.
“Meus estimados Irmãos, vocês não merecem ver frustrados pela pandemia os seus sonhos, ideias e realizações. Vemos que a equipe vem trabalhando em clima de paz, harmonia e concórdia, com intensa cooperação em um ambiente de convivência muito agradável e um rol de realizações que demonstra com singular clareza que a equipe é laboriosa, competente e eficaz. Demonstra que a equipe não se acomodou em face das dificuldades, logo vocês merecem uma nova oportunidade de realizarem uma administração plena, para consolidar tudo o que fora sonhado”, disse o Past Grão-Mestre.
Kretschmer frisou ainda que tal oportunidade seria uma questão de justiça e gratidão aos Irmãos Marco Antônio e José de Faria. “A GLP precisa de vocês! Vocês que já se doaram tanto, já sacrificaram horas de lazer e descanso com a família, mas precisamos que continuem com esse mesmo empenho por mais algum tempo e estamos aqui juntos para somar em tudo o que estiver em nosso alcance, pelo bem de nossa GLP que tanto amamos e queremos ver cada vez mais forte”, disse.
Por parte do Supremo Conselho do Grau 33º do REAA, ocorreram duas manifestações, a primeira pelo Irmão Manif Antônio Torres Júlio, Membro Efetivo do Supremo Conselho do Grau 33º e Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 1º Região, que comentou que essa é uma decisão muito importante para a GLP, principalmente para que os Irmãos Marco Antônio e José de Faria possam realizar executar o planejamento de forma integral, uma vez que foram impedidos pela necessidade de isolamento social. Pedido que foi reforçado pelo Irmão Elcio Azevedo Pinto, Soberano Inspetor Litúrgico para a 3ª Região, que falou em nome das demais Inspetorias: “Eu tenho apenas dois pedidos: aos Irmãos Marco Antônio e José de Faria, que aceitem mais essa empreitada e este é um pedido das Inspetorias. E aos Veneráveis Mestres, que juntos vistamos a camisa da Grande Loja do Paraná para que possamos ultrapassarmos o número de 5,5 mil irmãos ativos”, frisou.
O Irmão Celso Mello, Eminente Ministro do Egrégio Superior Tribunal Maçônico, que as manifestou como obreiro ativo da GLP, destacou o momento histórico presenciando um Grão-Mestre ser levado ao trono, não apenas pelo voto que é necessário e regimental, mas pela aclamação dos Past Grão-Mestres que se reunirem para dar essa demonstração. “Vamos mostrar ao Brasil e para algumas Potências no Mundo, que estamos aclamando um Grão-Mestre, porque já crescemos muito, nós somos a GLP e somos o exemplo”, disse. “Como Obreiro, peço a vocês que aceitem esse convite dos nossos ícones da GLP, pois o que vocês fizeram e trabalharam nessa pandemia, em ver nosso irmão José de Faria firme e forte depois de levar um susto, isso já referenda que vocês continuem com esse trabalho”, enfatizou.
Excelente iniciativa dos Past Grão Mestres da GLP, pelas manifestações ouvidas até o momento, é unânime o desejo de toda jurisdição para que a reeleição da atual diretoria aconteça. Faço votos para que nosso Sereníssimo e Deputado do SGM, aceitem mais uma jornada a frente da GLP.
Eu faço coro com os Past Grão Mestres e com os demais irmãos que tomaram a iniciativa de reconduzir nosso GM e o Eminente Deputado para mais uma gestão .TFA