Loja Rocha Pombo Nº 78 – Completa 32 Anos de Fundação.

 

Foi fundada em 11 de janeiro de 1989, no Oriente de Curitiba a:

  • A. R. LOJA SIMBÓLICA ROCHA POMBO Nº 78

que completa nesta data, 32 anos de profícuos trabalhos a bem da Arte Real.

Em 11 de janeiro de 1989, um grupo de Obreiros, constituído pelos Irmãos:

  • ARIEL VENTURA DE ANDRADE.
  • EDELSON GALVÃO DA SILVA.
  • HELIO ANTÔNIO MOURA.
  • JOSÉ CARLOS DOS SANTOS.
  • LUIZ CARLOS HERDE.
  • LUVERCI DOS SANTOS.
  • NELSON JOSÉ ROSEMANN DE OLIVEIRA.
  • NEWTON TADEU ROCHA.
  • PAULO ALBERTO GARBUS.
  • ADOLFO BLEY (Past Grão Mestre – Fundador especial)

imbuídos do mais puro ideal maçônico, deliberaram fundar uma Oficina, resolveram exercer o direito de Maçons Livres, de prover e preparar um espaço ao Grande Arquiteto do Universo, voltado à prática de uma Maçonaria mais próxima do ideal comum que entre os mesmos imperava.

Na escolha do nome da Loja, que por coincidência, também foi o de um Patrono, assim surgiu o nome de “Rocha Pombo”. Havia de imediato, certo consenso em buscar um nome representativo e que fosse próximo das coisas da nossa terra, e que espelhasse um pouco de “paranismo” tão esquecido.

A escolha do nome: “ROCHA POMBO” veio a calhar, porque a par de simbolizar as metas da futura Loja e cristalizá-la numa personalidade marcante, entronizava um Patrono Paranaense.

José Francisco da Rocha Pombo, nasceu em Morretes em 04/12/1857, viveu e trabalhou em Curitiba, Castro, Ponta Grossa e Rio de Janeiro. Em Ponta Grossa e Castro, foi professor e fundou nessa última cidade um Colégio, nos idos de 1882, ainda, em Castro casou-se com a Sra. Carmelita Madureira em 1882.

Antes disso, tendo se mudado para Curitiba em 1880, exerceu o jornalismo e publicou trabalhos literários na revista fluminense “A Escola”. Em 1881, escreveu e publicou o livro “A Honra do Barão”, em 1886 retornando a Curitiba, dirigiu o jornal “A Gazeta Paranaense” , orientou o “Diário Popular”, tendo ainda nesta época, publicado poemas e romances. Transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde continuou suas atividades de jornalista e professor e, em 1905, publicou seu romance mais elencado, intitulado “No Hospício”.

Constam do seu Curriculum, outras obras tão importantes quantos as citadas e em 1913 foi eleito para a vaga de Alberto de Faria da academia de Letras do Paraná.

A Loja Rocha Pombo Nº 78 no Oriente de Curitiba hoje é dirigida pelo Venerável Mestre Irmão Fabriccio Petreli Tarosso, contando em seu Quadro de Obreiros com 31 Irmãos, sendo 5 Aprendizes, 2 Companheiros, 17 Mestres e 7 Mestres Instalados. Loja que abriga o Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá.

A Grande Loja do Paraná, representada pelo Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá e pelo Eminente Deputado do Grão Mestre Irmão José de Faria, vem nesta oportunidade, render suas homenagens a Loja Rocha Pombo Nº 78, “Parabenizando-a”, bem como, a todos os seus Obreiros, pela passagem do 32º aniversário de fundação. Certos de que o compromisso assumido na fundação de resgatar a força do “Paranismo” na sua essência, e também os ideais maçônicos, que gestão após gestão continuam fortes no seio dos Irmãos.

Parabéns a Loja Rocha Pombo Nº 78 do Oriente de Curitiba.

Viva ! Viva ! Viva !

Rocha Pombo.
Casa onde nasceu Rocha Pombo em Morretes.

Deixe seu comentário