Fundada em 7 de novembro de 1983, no Oriente de Arapongas, surge a
- AUGUSTA RESPEITÁVEL LOJA SIMBÓLICA PÁSSAROS DA PAZ Nº 61
Comparável à jovem ave que depois de nutrida ensaia o vergar das suas asas para alçar o primeiro voo, foi a reunião que criava no dia 7 de novembro de 1983 a Loja Maçônica em Arapongas. Tal qual os fundadores da cidade, os Irmãos renderam homenagem a nossa fauna, as aves e anunciando o propósito daquela nova organização, a intitularam como “PÁSSAROS DA PAZ”.
Pelas mãos dos Irmãos Benedito Coraça de Castro Rosa, mestre ainda Ativo e atuante, e dos adormecidos Manoel Martins de Oliveira, João Mário dos Santos Oliveira, Oresti Roveri, que a Loja, ao lado das Respeitáveis Lojas Túlio França e Estrela de Arapongas, ambas jurisdicionada ao GOP – Grande Oriente do Paraná, consolidariam a filosofia maçônica na também jovem cidade do norte do Paraná.
E no mesmo esforço da ave que alcançou voo e precisa ganhar altitude, em menos de trinta dias, no dia 3 de dezembro, a jovem Pássaros da Paz Nº 61 fazia sua iniciação. Para formação da Loja e a execução de seus trabalhos, fora necessária a permissão do Sereníssimo Grão Mestre Antônio Serur, concedendo que que os Irmãos fossem elevados e exaltados com a brevidade necessária à composição do oficialato ritualístico.
A captação de novos Irmãos era difícil, mas, veio em socorro, uma das mais antigas e respeitáveis lojas, a Moreira Sampaio Nº 8 de Apucarana. Com esse animo e muito esforço, Filiações, Admissões começaram a ser frequentes, sem contar as numeras visitas recebidas e que surtiam efeito no Quadro de Obreiros da Loja.
Do Templo provisório, ao uso do Templo da Moreira Sampaio em meados de agosto de 1985, a Loja passou a se reunir em novas acomodações, na chácara do recém iniciado Irmão Alcides Pereira da Silva.
Em julho de 1986 o Venerável Mestre da Loja Estrela de Arapongas Irmão José Emanuel de Barros Cotta, ofereceu em sinal de amizade o confortável templo da sua oficina, aos trabalhos da Pássaros da Paz, até 1987.
O pensamento era a construção do Templo próprio, para tanto, exigia-se muito trabalho e foi com muitas rifas, jantares, almoços, bailes que permitiram arrecadar a quantia que permitiu comprar os atuais terrenos, onde foram levantados o Atual Templo e Salão Social.
A Loja Pássaros da Paz Nº 61 é composta por 34 Irmãos, sendo: 5 Aprendizes, 2 Companheiros, 18 Mestres e 9 Mestres Instalados e o Venerável Mestre eleito para o biênio 2020/2022 é o Irmão Julio Cesar dos Santos Rodrigues
Nestes 37 anos de existência a Loja Pássaros da Paz, cresceu e acolheu Irmãos de muitos lugares, que a viram talvez, como um ninho de proteção, fraternidade e serenidade. Preparou homens que ocupam várias funções e trabalham para tornar a sociedade araponguense, um lugar melhor para se viver.
A Grande Loja do Paraná, representada pelo Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá e pelo Eminente Deputado do Grão Mestre Irmão José de Faria, vem “parabenizar” aos Obreiros da Loja Pássaros da Paz Nº 61 do Oriente de Arapongas, pelos 37 Anos de sua fundação, com muita luta e sacrifício de seus fundadores, com a bravura daqueles que vieram sucedendo e a mantendo sempre forte e pujante dentro da constelação da Grande Loja do Paraná.
Parabéns Loja Pássaros da Paz Nº 61 do Oriente de Arapongas.
Viva ! Viva ! Viva !
Parabéns pela pujança de valorosos irmãos dedicados a nossa Fraternidade é o frutificar de suas sementes plantadas.Nasci em Arapongas no Hospital do Dr. Simão.viva Arapongas, viva a Cidade dos Passarinhos, viva a Loja Pássaros da Paz n•61, viva a Maçonaria.envio em nome do nosso Venerável Mestre um Tríplice e Fraternal Abraço aos irmãos.Sou membro da A.R.L.S. Verdade Real 2508 do GOB Oriente de Curitiba.