Foi realizada na manhã de sábado, 9 de dezembro de 2017, a Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa da Grande Loja do Parana, tendo por local o Templo Nobre (em construção) da GLP, com a presença de 153 Irmãos, sendo 91 Lojas Representadas pelos seus Veneráveis Mestres e ou 1º e 2º Vigilantes.
A Sessão Presidida pelo Sereníssimo Grão Mestre Irmão Valdemar Kretschmer, contou com presença no trono principal dos Irmãos: Euclides Felipe – Eminente Deputado do Grão Mestre, Iraci da Silva Borges – Eminente Past Grão Mestre, José de Faria – Grande 1º Vigilante, Lincoln Lourenço Macuch – Grande 2º Vigilante e Manif Antonio Torres Julio – Assessor Especial do Grão Mestre para REAA e Palestrante do dia.
Na Ordem do Dia foram estabelecidos os seguintes assuntos:
- Apreciação dos Estatutos e Regimentos Internos de Lojas da Jurisdição, sendo todos aprovados pela Assembleia.
- Analise e Explanação pelo Grande Tesoureiro Adjunto Irmão Agenor Carvalho Dias da Previsão Orçamentária para o Ano de 2018. Sendo aprovada por Unanimidade.
- Palestra ministrada pelo Irmão Manif Antonio Torres Julio – Assessor Especial do Grão Mestre para o REAA, Membro Efetivo do Supremo Conselho do Grau 33º do REAA da Maçonaria para República Federativa do Brasil e Inspetor Litúrgico da 1ª Região do Paraná, sobre o tema: “A Necessidade do Aperfeiçoamento no Estudo Maçônico”. Sendo aplaudido pelos Irmãos presentes com intensidade, tendo em vista, a importância do assunto dentro da conjuntura atual, Enfatizando que, “Não bastarão os compêndios a serem lidos e .aprofundados, por ser ciência esotérica, é a Iniciação no Templo que transforma o homem comum em Maçom”.
- O Irmão Iraci da Silva Borges – Past Grão Mestre, que tem se dedicado para que a Grande Loja do Paraná continue a sua senda dos Reconhecimentos pelas principais Grande Lojas do Mundo, a pedido do Grão Mestre Irmão Valdemar, fez um breve relato sobre o Reconhecimento da Grande Loja Nacional Francesa para a GLP e demais Grandes Lojas do Brasil.
- Nos assuntos gerais o Grão Mestre Irmão Valdemar, falou da necessidade de participação dos Irmãos da Jurisdição, na Campanha do “Livro de Ouro”, pois, diante da impossibilidade da venda do Potencial Construtivo, face a retração no mercado de construção, mais do que nunca precisamos viabilizar os recursos através desta Campanha, evitando desta forma, uma paralisação nas Obras, mesmo com a Grande Loja realizando uma extraordinária economia nos seus gastos, gerando valores a serem aplicados na Construção. Citou os 7 principais itens enfocados em sua gestão; a) Criação da Ouvidoria, a luta contra Evasões; b) O Curso de preparação aos Veneráveis Mestres; c) A Fundação do Supremo Capitulo do Arco Real; d) As revisões nos Rituais de Companheiros e Mestres; e) O Tratado de Mutuo Reconhecimento com o Grande Oriente do Rio Grande do Sul; f) O Reconhecimento da Grande Loja Nacional da França e por último a Edição do Manual de Procedimentos no Ritual de Emulação.
Na Palavra a Bem da Ordem, o Irmão Garcia Ministro do Superior Tribunal Maçônico, incitou aos Irmãos para participação na Campanha do Livro Ouro, não podendo entender que uma Ordem como a nossa não conseguisse arrecadar fundos suficiente para conclusão das Obras.
Por sua vez o Deputado do Grão Mestre Irmão Euclides, agradeceu aos Veneráveis Mestres que estão deixando seus cargos, pelo trabalho desenvolvido em suas Lojas, bem como no apoio a GLP em suas atividades.
Ao final o Grão Mestre Irmão Valdemar, agradeceu a presença de todos, uns se deslocando de Orientes distantes, para que seu retorno aconteça com a mais pura tranquilidade, aproveitou para desejar aos Irmãos, extensivos aos Obreiros das Lojas e todos os familiares um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
Após a Sessão os Irmãos e Cunhadas que acompanharam seus maridos, foram convidados ao Almoço, preparado pelo Cheff Irmão Mello, com um delicioso Barreado; prato típico do litoral paranaense.
[dmalbum path=”/wp-content/uploads/dm-albums/Assembleiadez.glp.09.12.17/”/]
[dmalbum path=”/wp-content/uploads/dm-albums/Assembeiadez.1.GLP.09.12.17/”/]