O QUE É UM OBSERVATÓRIO SOCIAL
O Instituto Observatório Social é uma organização Criada em 1997 com o objetivo de analisar e pesquisar o comportamento social de empresas públicas e privadas dando ênfase ao acompanhamento dos negócios e a aplicação dos recursos.
Em Apucarana o Observatório começou a ser discutido em 16/7/2008, pela iniciativa de representantes da sociedade civil organizada e teve sua primeira eleição de presidente em 27/8/2008. Seu trabalho inicial foi o cadastramento das empresas do município a fim de facilitar e estimular a participação nas licitações. No dia 12 de agosto de 2010, foi declarada entidade de utilidade pública pela Lei Municipal Nº 165/2010.
Seu quadro funcional é composto por um Presidente, quatro vice-presidentes, uma Secretária Executiva e uma equipe de Voluntários. Os voluntários são as peças fundamentais uma vez que sua missão é observar o comportamento principalmente do poder público e para isso tem que estar sempre atento aos acontecimentos dos fatos e, quando necessário, trazer para discussão e tomada de atitude.
O Voluntário age de forma depreendida, emprega seu esforço sem exigir nenhuma recompensa. Muitas vezes são incompreendidos e não raras vezes são injustiçados por pessoas que não acreditam que nós estamos fazendo isso sem esperar nada em troca. De acordo com a Lei nº 9.608, de 18/2/1998, a atividade não é remunerada, não estabelece vínculo empregatício e está isenta de obrigações trabalhistas. O voluntário será devidamente treinado e orientado na execução da tarefa, além de ter ao seu dispor a estrutura organizacional do OS. Como recompensas individuais podem considerar que o voluntário terá contacto com pessoas importantes e influentes na cidade, consequentemente ampliará seu círculo de amizade o que pode trazer benefício numa perspectiva futura. No caso de um estudante essa atividade pode enriquecer o currículo escolar e facilitar uma promoção acadêmica. Não se requer nenhuma formação acadêmica e a única exigência é que não seja filiado a partidos políticos.
O Observatório Social não tem renda própria. Suas despesas funcionais são custeadas pelos patrocinadores. Aqui em Apucarana temos como principais patrocinadores a Associação Comercial (ACIA), o SICOOB, a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas (FECEA), a Federação Industrial (FIEP), Os Sindicatos, os Clubes de Serviços (LIONS e ROTARY) e, principalmente, a maçonaria, que participa ativamente das atividades do OSA.
Eis alguns maçons que fazem parte da diretoria na atual gestão:
Presidente: Mauro de Oliveira Carlos – Mestre Instalado – Loja Sá Carvalho (GOP)
Vice-Pres. para assuntos Financeiros: João Rubens Fulop – Mestre Instalado Loja Sá Carvalho (GOP)
Vice-Pres. para as. estratégicos: Rogério Ribeiro Mestre Maçom Loja Trabalho, Ciência e Virtude (GOP)
Vice-Pres. para Produtos e Metodologia: Osney J. Simões – Mestre Maçom Loja Moreira Sampaio (GLP)
Alguma atividades realizadas no ano de 2012
– Em fevereiro (14) Fomenta Apucarana – Encontro de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas (Parceria com a ACIA)
– Março (5) Comitê Gestor Municipal da Micro e Pequena Empresa (Parceria com a ACIA)
– Março (28) inicio campanha para redução dos salário dos vereadores.
– Março (30/31) Participação na fundação do OSB na FIEP Curitiba. (Observatório Social do Brasil, uma espécie de confederação dos Observatórios de todo o Brasil)
– Abril (3) Questionamento da licitação para contratação de empresa de Ônibus urbano. Conseguimos, com a ajuda da Promotoria Pública, reverter o processo que está ainda em fase de reestudo.
– Maio (22) Prestação de contas do 1º quadrimestre/2012. Foi lançado (Parceria com a ACIA) o programa “Voto Consciente”.
– Junho (2) Lançamento da coleta de assinatura para redução dos subsídios dos Vereadores, Prefeito, Vice-prefeito, Secretários Municipais e Procurador Jurídico do município.
– Julho (2/7) Participação semana do empreendedor. Trabalho que visa tirar o micro empresário da informalidade.
– Julho (18) Entrega do abaixo-assinado à CMA
– Agosto (13) Reunião com vereadores pelo acatamento do abaixo-assinado. Até este momento os vereadores estavam intransigentes e se recusavam a pôr o assunto em discussão.
– Agosto (13) Participação na sessão ordinária da CMA. Após o encerramento da sessão houve uma revolta das pessoas que estavam em plenário que passaram a cobrar uma postura dos vereadores sobre o assunto “subsídios”. No dia seguinte a Câmara anunciou que iria discutir o assunto.
– Agosto (20) Participação na sessão ordinária da CMA – Aprovação da Lei revogando os salários. A votação ocorreu em mais duas sessões extraordinárias e foi aprovada por unanimidade. Esse foi o trabalho mais importante realizado pelo OSA neste ano. Essa vitória só foi conseguida porque houve uma adesão maciça da população e um empenho muito grande das entidades incluindo as igrejas, católica e evangélicas. A maçonaria de Apucarana prestou um grande apoio, demonstrou todo o seu poder de mobilização e foi fundamental para a legitimidade da ação.
[dmalbum path=”/wp-content/uploads/dm-albums/Observ-Apuc.05.09/”/]