O projeto de resolução eleitoral para as eleições nas Lojas neste ano foi objeto de discussão e aprovação, por unanimidade, pela Assembleia Legislativa da Grande Loja do Paraná, por ocasião de sua terceira reunião ordinária eleitoral ocorrida nessa sexta-feira (17) e contou com a participação de 256 Irmãos.
Com a aprovação, a resolução será sancionada nos próximos dias como Lei Complementar e possibilitará aos mestres maçons o exercício do voto, desde que estejam em dia com as obrigações pecuniárias para com as suas Lojas, independentemente da frequência, em razão do motivo de força maior que impede a sua aferição (pandemia). As eleições serão realizadas entre os dias 1º a 7 de dezembro.
Excepcionalidade
“Vivemos um momento excepcional. Tivemos nossas atividades templárias suspensas, por força maior, e tal suspensão permanece até hoje, ainda que de forma parcial, facultando às Lojas o retorno de atividades presenciais”, lembrou o Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá.
Ainda segundo o Grão-Mestre, a Constituição ao prever a possibilidade de suspensão dos trabalhos, reconhece, por consequência, a impossibilidade de aferição de frequência. Ele contou ainda que o tema já havia sido tratado em encontros específicos com os Veneráveis Mestres e que eles também já haviam recebido a minuta para apreciação anterior à Assembleia.
Eleições
O pedido de registro de candidatura aos cargos administrativos das Lojas deverá ocorrer de 1º a 30 de outubro, junto a Secretaria das Lojas. E os secretários deverão colocar a relação com os nomes dos candidatos aos cargos e dos membros das comissões permanentes em edital até o dia 5 de novembro.
Perspectivas e desafios
A Assembleia contou ainda com uma palestra do Irmão Geraldo de Souza Macedo, Eminente Secretário Executivo da Confederação da Maçonaria Interamericana (CMI), que fez uma reflexão sobre a Maçonaria, sob o ponto de vista da organização, realizações, expectativas e desafios. Durante a exposição, o Irmão Geraldo falou sobre a necessidade da Maçonaria estar cada vez mais progressista e mostrando o que realmente é para acabar com o estigma negativo, que ainda há em segmentos da sociedade.
Além dos Sereníssimo Grão-Mestre da GLP, Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá, e do Eminente Deputado do Grão-Mestre, Irmão José de Faria, a Assembleia contou com a participação do Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Mato Grosso, Irmão Eleusino Ataide Passos, do Irmão Manif Antonio Torres Julio, Membro Efetivo do Supremo Conselho do Grau 33° e Soberano Grande Inspetor Litúrgico do REEA para a 1ª Região Litúrgica do Paraná, do Past Grão-Mestre da GLP, Irmão João Carlos Silveira, os Past Deputados Euclides Felipe e José Fernando de Paula, entre outras autoridades maçônicas.
Prescisamos urgente de uma renovação de conceitos de presceitos…sou admirador e seguidor da maçonaria …pois sei que é uma das poucas que tem como regra a igualdade a fraternidade e liberdade.Nos momentos atuais vejo que as três estão sendo aos poucos perdendo a essência…gostaria de fazer parte na luta por essa trilogia .!.