O Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná (GLP), Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá, esteve liderando a caravana da GLP que durante cinco semanas rodou o Paraná para realizar 21 Sessões Magnas de Instalação no Trono do Rei Salomão de novos 125 Veneráveis Mestres, que irão presidir as Lojas Simbólicas no próximo biênio 2022 a 2024.
O ato representa a continuidade da maçonaria, pois os Veneráveis Mestres são os responsáveis pela iniciação de novos maçons. “Foram momentos especiais nos quais interagimos com os Irmãos e onde pudemos exercitar a fraternidade da forma como tanto gostamos”, disse o Grão-Mestre. “Cada Venerável Mestre recebeu um mimo especial e sugestivo, um malhete da GLP contento seus nomes gravados”, contou. Ele explicou que os Veneráveis Mestres reconduzidos ao cargo e também aqueles que deixaram os cargos também receberão o mimo em momento oportuno.
Durante o período, o Grão-Mestre foi auxiliado pelos Irmãos integrantes da Comissão Instaladora, Delegados e Oficiais da Grande Loja do Paraná. Em cada uma das sessões o Grão-Mestre explicou a ausência de seu Eminente Deputado, o Irmão José de Faria, que se encontra afastado por problemas de saúde, e também transmitiu o abraço fraternos dos Past Grão-Mestres João Carlos Silveira, Iraci da Silva Borges e Valdemar Kretchmer.
Nessa última semana, as sessões ocorreram em Curitiba, inclusive sendo uma delas dedicada às Lojas praticantes do Ritual de Emulação, com Lojas de Curitiba e do interior do estado.
Encontro de Veneráveis Mestres
O Grão-Mestre reforçou que entre os dias 8 a 10 de abril, a Grande Loja do Paraná vai realizar o 6º Encontro de Veneráveis Mestres presencialmente em sua sede, em Curitiba. As inscrições já estão disponíveis e devem ser feitas até o dia 7 de março pela intranet da GLP.
Segundo o Grão-Mestre, essa será uma oportunidade para promover a integração entre os Veneráveis Mestre, os Eminentes Delegados, Assessores Especiais e aos Grandes Oficiais da GLP, bem como dar subsídios para que eles exercitem o veneralato com mais tranquilidade. “Estamos organizando um rico cronograma prático e motivacional que vai auxiliar nossos Irmãos recém instalados”, adiantou.